Uma pesquisa recente da consultoria Mapie, que desenvolve modelos de gestão para empresas de hospitalidade, revelou as preferências em relação aos hotéis da famosa geração Y, formada pelos jovens nascidos nos anos 80 e 90.

A pesquisa foi realizada com cerca de mil jovens das classes A, B e C, e tinha como objetivo compreender seu perfil de consumo no que se refere ao mercado de viagens. A maioria dos entrevistados (68%) têm entre 24 e 32 anos e já estão no mercado de trabalho.

É interessante entender o que esses novos consumidores buscam quando viajam a trabalho ou lazer, pois em uma década eles ocuparão 60% das U.H.s dos hotéis.

A geração Y entende como hotel ideal aquele que conta com design moderno, eficiente rede Wi-Fi (e gratuita) e opções de alimentação saudável. São pouco valorizados itens como spas, piscinas, academia e banheira.

Como vivem conectados, não admitem demora nos processos de reserva, check in e check out, nem atendimento ineficiente.

Esses jovens se relacionam, se comunicam, estudam e compram pela internet, geralmente pelo smartphone. Para atendê-los, sua empresa deve oferecer site eficiente (acessível a partir de dispositivos móveis), com conteúdo de qualidade, além de canais de comunicação online, como Fan Page, perfil no Twitter, Instagram, chat pelo site, skype, dentre outros. Provavelmente eles não saberão da sua existência se você não estiver presente nessas plataformas. As mídias sociais e sites como TripAdvisor e Booking são excelentes ferramentas para avaliar a qualidade dos serviços. Os depoimentos dos outros turistas tornaram-se indicadores importantes na tomada de decisão.  E, acima de preço baixo, esses jovens buscam uma boa relação custo-benefício, ou seja, estão dispostos a pagar pelos serviços que os atendam de forma satisfatória.

O que sua empresa oferece para esses consumidores? Como você se comunica com eles? E mais importante: como eles compram da sua empresa?

Para conhecer a geração Z, formada pelos jovens nascidos a partir de 2000, leia o post “Tendências do Mercado Turístico: Geração Z”.