A falta de água é o assunto da vez em todas as rodas de conversa pessoais e também no início das reuniões profissionais. É tão grave, tão alarmante e tão assustadora para todos nós, que crescemos acostumados com a abundância desse recurso que não considerávamos tão precioso….

Na minha cidade, cortada pelo Rio Piracicaba, o problema sempre foi o excesso de água, que inundava praticamente todos os anos, prejudicando diversos moradores. É muito estranho e triste ver o rio, lagoas e represas secas e toda essa preocupação com a falta de água nas grandes cidades.

Não sabemos se essa estiagem é uma crise passageira ou se o clima realmente está mudando. A única consequência positiva que vejo é que os consumidores tornam-se mais racionais em relação ao uso da água.

Mas, o que isso tem a ver com turismo? Tudo! Pousadas e hotéis terão que ser criativos para incentivar seus hóspedes a economizarem água e serem conscientes em relação à troca de toalhas e lençóis, duração do banho e outras necessidades de higiene pessoal. Bares e restaurantes terão que criar campanhas para que seus clientes tenham bom senso , além de instalar sensores para economizar água.

Agências e operadoras também deverão aproveitar essa onda para priorizar fornecedores “verdes”, ou seja, aqueles que já possuem política de responsabilidade ambiental. Trata-se de uma conscientização geral da sociedade, que está mais racional e deve “premiar” empresas e marcas responsáveis.

Cada um fazendo a sua parte, enquanto o planeta tenta se equilibrar. Vamos torcer pelas chuvas, mas vamos aproveitar a oportunidade para sermos mais conscientes e responsáveis.

Quer mais dicas para sua agência implantar práticas sustentáveis? Clique aqui.