As grandes mudanças de comportamento dos turistas impactam muito no cenário do turismo internacional e resultam em novas oportunidades para os destinos turísticos não “consagrados”, aqueles conhecidos como destinos secundários.

No entanto, é possível que esses destinos menos famosos, consigam ganhar posição no ranking de mais preferidos pelos turistas, se conseguirem dar mais atenção a alguns aspectos, que se tornam cada vez mais importantes para os consumidores.

Os destinos com maior chance de sucesso, que normalmente estão um nível abaixo das grandes capitais, são aqueles que incrementam suas atrações, como é o caso Rotterdam, na Holanda, Bilbao, na Espanha, dentre outros. Sao cidades com condições de atender à crescente demanda das viagens “bleisure” (viagens de negócios que também incorporam programas e atividades de lazer).

Para ter sucesso, os destinos do futuro deverão oferecer um mix de interação digital e humana, afinal o viajante moderno busca experiências, vivências, diversidade e autenticidade, ao mesmo tempo em que exige que todas as facilidades tecnológicas estejam às suas mãos.

Questões ligadas à sustentabilidade do destino, como cuidados com a preservação dos recursos naturais, resgate da cultura local, recuperação de áreas degradadas, etc. também serão cada vez mais importantes para influenciar a decisão do consumidor.

Da mesma forma, é necessário investir na qualidade dos produtos e serviços, de forma a acompanhar a expectativa dos viajantes experientes. E não há fórmula mágica, é fundamental apostar na inovação.

Para que o destino caminhe nessa direção, setor público e iniciativa privada devem unir esforços, de forma que a cidade/região turística torne-se um local interessante e atraente, além de ser bom lugar para trabalhar e descansar. Pode parecer um pouco complexo à princípio, mas o resultado surpreende até os mais céticos….