Nos cursos e nas consultoria às agências de viagens observo que muita gente se preocupa em investir em um bom site ou blog, e também nas redes sociais. Afinal, todos queremos estar aonde o cliente está. Mas como saber se suas ações trazem resultado, se o seu investimento está atingindo os resultados planejados?

Muitas vezes, a análise das métricas fica em último plano. As pequenas empresas focam somente nas ações de divulgação e esquecem de mensurar o resultado de suas campanhas. Só de ler ou ouvir falar em ROI (retorno sobre o investimento) saem correndo…

Costumo dizer que a única forma de saber se você está fazendo a coisa certa é pela avaliação dos resultados. É fundamental saber quantas visualizações seu site recebe, quanto tempo o internauta navega nele e principalmente como ele chega ao seu site.

O primeiro passo é instalar o Google Analytics no site, para ter acesso à interface básica. A partir daí, é analisar e entender os números. Nos relatórios, você encontra informações preciosas sobre seus visitantes, como por exemplo:

  • Visitas – número total de visitantes que o site recebeu no período analisado – a configuração básica é dos últimos 30 dias. Esse gráfico mostra a frequência de seu público, quantas pessoas estão acessando seu site e qual o tráfego total que está atingindo.
  • Visitantes únicos – é o número de internautas que visitaram seu site apenas uma vez no último mês. Esse dado é importante para saber se seu prospect está retornando ao seu site. Lembre-se que os viajantes pesquisam muito antes de comprar sua viagem.
  • Taxa de Rejeição (Bounce Rate) – é a porcentagem de pessoas que deixam o seu site após visualizarem apenas uma página. Fique atento a esse dado, pois pode ter algo na sua home page que precisa ser melhorado.
  • Duração média da sessão – É o tempo médio que o internauta fica no seu site.
  • Páginas por visita – é a quantidade de páginas que o internauta navega no seu site. Quanto maior o número de páginas, maior seu interesse pelo conteúdo do site e maior a chance de virar cliente.

 

Essas são algumas dicas. No próximo post vou te mostrar como medir o tráfego do site, ou seja, quantos visitantes vêm de anúncios, de redes sociais e de outros sites. Fique ligado!