Já falamos em outros posts sobre a necessidade de criar produtos inovadores para atender à demanda de turistas, cada vez mais exigente. Neste post vamos mostrar como a agência de turismo receptivo pode inovar, se diferenciar no mercado e ganhar competitividade.

A principal função da agência de turismo receptivo é disponibilizar ao turista produtos específicos (transfers, passeios, city tours, serviços de guia, aluguel de carro, etc), além de consultoria turística especializada, visando facilitar e otimizar sua experiência de viagem. É recomendável que a agência opere seus próprios produtos, extrapolando a função intermediação. Pois, além de obter maior receita, porque é o próprio gestor da agência quem estabelece o mark up que deseja ao compor o preço dos produtos, a agência de turismo receptivo precisa ter criatividade para elaborar produtos diferenciados e atraentes.

Atualmente, os destinos globais estão cada vez mais acessíveis e as viagens facilitadas. O turista utiliza sites, blogs, redes sociais e aplicativos diversos para planejar e comprar sua viagem.

Como a agência de receptivo pode inovar neste contexto? O que há de fato no mercado de inovador, atraente, diferenciado e interessante para o turista?

É claro que ela deve estar presente nesses ambientes, não só para divulgar sua marca e seus produtos, mas também para comercializá-los. Porém, é na formatação de produtos inovadores e diferenciados que a agência de turismo receptivo se diferencia no mercado, ganha competividade e ainda agrega valor ao destino onde está operando. Alguns exemplos de passeios inovadores:

  • Passeios em Buenos Aires em carros dos anos 60

A ideia partiu de dois irmãos que, fãs de veículos antigos, decidiram transformar a paixão em negócio e criaram a empresa Buenos Aires Vintage. O produto atrai argentinos e turistas que desejam conhecer Buenos Aires a bordo de carros dos anos 60 e conduzidos por motoristas vestidos com figurinos da época. O passeio mexe com a emoção dos clientes, gerando nostalgia, com a possibilidade de vivenciar um período marcante.

 

 

  • Passeio romântico de barco no pôr do sol

É uma adaptação de passeio tradicional para ser oferecido como “tour romântico ao entardecer”, oferecendo uma experiência singular, apesar da operação simples. Este produto atinge público específico (casais) e otimiza a capacidade de operação da empresa, pois é realizado em horário de ociosidade.

 

  • Passeio de Vespa na Toscana

Existem tours de 1 dia a 3 dias, que são vendidos como “Conheça a Itália como os italianos”.  Eles propiciam aos turistas uma forma típica de conhecer a Toscana e permitem vivenciar a região de acordo com fantasia dos clientes.

 

Você deve ter em mente que o turista compra um passeio da agência de receptivo quando: não podem realizá-los por conta própria; Incluem diferenciais (refeições, atividades e vivências) que são proporcionados somente pela agência; são convenientes e proporcionam conforto e segurança para os clientes; os produtos têm boa relação custo-benefício.

O gestor da agência de receptivo deve ter coragem para inovar e principalmente desejo de proporcionar produtos diferenciados aos seus clientes. Mãos à obra!!!!