Este foi o tema da minha palestra na WTM. Apesar de já ter falado muito sobre mídias sociais para turismo, percebo que grande parte das empresas do setor ainda busca formas para engajar sua audiência e decolar seus negócios. Assim, trago alguns dos principais tópicos que foram abordados por lá, já que seria complicado reproduzir todo o conteúdo em único artigo.

Dados de uma pesquisa realizada pela HootSuite e We Are Social revelam que no Brasil somos 130 milhões de usuários ativos das redes sociais. Desses, 120 milhões acessam essas mídias pelo celular. Ocupamos a segunda colocação entre os países que usam por mais tempo as mídias sociais, com média de 3h30 por dia. Só esses dados já justificam porque sua empresa tem que estar presente (e com boa presença) nessas plataformas.

rede social para turismo

Então vamos a alguns pontos que considero super relevantes para ter sucesso com as redes sociais:

Saber conversar

A primeira grande dica para ter sucesso com as redes sociais no turismo é entender que, como o próprio nome diz, usuários entram nessas plataformas para saberem o que está rolando, conversar com amigos, descobrir e pesquisar coisas que lhes interessam. Então, para criar engajamento, sua marca tem que ser social, tem que se relacionar com os seguidores, entregar conteúdos divertidos e relevantes. Resumindo: tem que saber conversar. E essa conversa é diferente, tem uma linguagem própria (com emojis, hashtags, etc.) e deve ser frequente.

Os vídeos são excelentes para contar estórias, mostrar destinos e experiências turísticas. Aposte neles para puxar assunto!

marta poggi wtm 18

Explorar os recursos de cada rede social

Sabemos que as principais redes sociais hoje são Facebook e Instagram , mas isso depende do seu público alvo. Se você trabalha com corporativo, deve focar no LinkedIn, e se o público é jovem, aposte no Snapchat.

Cada mídia social tem seus próprios recursos e nem sempre as marcas os exploram adequadamente. Por exemplo, no Facebook, é importante caprichar na descrição das informações na página “sobre”, colocando ali todos os dados de contato, além do seu diferencial. Também é essencial explorar página de serviços (que pode ser portfólio de passeios de uma agência de receptivo ou menu de um restaurante), criar eventos, etc.

No Instagram, a descrição da bio é fundamental. Sua marca tem que ser clara, mandar o recado em poucas linhas. Mas o uso de hashtags certas é fundamental, porque é através delas que novos seguidores vão te encontrar. Por isso, você precisa usá-las com estratégia.

E o stories estão cada vez mais bacanas e gerando mais engajamento com a audiência. Você pode mostrar os bastidores da sua empresa, divulgar produtos, mostrar novidades de forma divertida e inusitada. Seus seguidores vão adorar!

Leia mais sobre mídias sociais aqui.

Monitorar e melhorar sempre

A grande vantagem do marketing digital é que tudo pode (e deve) ser mensurado. Você consegue medir o que sua audiência gosta mais, o melhor horário para postar, os resultados das campanhas publicitárias (Ads), etc. Enfim, não adianta postar por postar. Você precisa ter estratégia, definir objetivos, público alvo e metas. E precisa monitorar, saber o que dá certo e o que precisa melhorar. É só com métricas que você pode avaliar se está no caminho certo.

Esses são alguns dos pontos que considero mais importante para empresas de turismo terem sucesso nas redes sociais. Não é complicado, você pode perceber, mas o grande desafio é gerar conteúdo interessante, ou seja, assunto para as conversas nesses canais. Se você conseguir com que sua audiência fale da sua marca, terá conquistado o melhor dos mundos em termos de redes sociais. É engajar para decolar! Sucesso!

consultoria marketing digital para turismo