Ser encontrado pelos clientes certos no mundo digital é o sonho de toda empresa. Afinal, os viajantes buscam informações na internet o tempo e as empresas de turismo com boa presença online acabam sendo escolhidas por esses consumidores. Para que isto aconteça, agências de viagens, operadoras, hotéis, pousadas e etc. devem saber como está e como melhorar a presença online da sua empresa.

A forma como cada agência de viagens, operadora, hotel ou restaurante se apresenta no mundo online é decisiva para continuar existindo no mercado turístico.

O que é ter presença online?

Se sua empresa quer ser encontrada e lembrada pelos clientes, é fundamental que esteja a um clique de distância. Isto significa que ao digitar sua marca, o internauta encontrará informações relevantes e atuais.

É consenso que os consumidores buscam todos os tipos de informações na internet o tempo todo. Se ele faz uma busca por um destino ou serviço turístico no Google e/ou nas redes sociais (muita gente já faz busca no Facebook e no Instagram ao invés do Google), é essencial que a sua empresa apareça nos primeiros resultados, para ser considerada por este potencial cliente.

Mas não basta ser encontrada com facilidade. A forma como sua empresa se apresenta é fundamental para que o potencial cliente sinta-se estimulado a entrar em contato e contratar seus serviços. Caso contrário, ele clica na empresa ao lado.

Presença online para turismo

 

Qual é a importância da presença online para turismo?

É fundamental! Ter boa presença online hoje não é uma escolha, é uma obrigação de todas as empresas, independente da área de atuação. No turismo, particularmente, é ainda mais importante porque todas as etapas da jornada do viajante passam pela internet.

E vou além: o que os outros viajantes falam da sua marca no mundo digital é mais importante do que publicidade. Isto ocorre porque hoje confiamos muito mais na opinião dos nossos pares do que nas propagandas.

Como melhorar presença online da empresa de turismo?

Existem várias ferramentas do marketing digital que podem ser exploradas pelas empresas de turismo. Considero as ferramentas abaixo essenciais para todas as empresas de turismo:

  • Site

Já falei várias vezes aqui no blog que nada substitui o site e que é a principal ferramenta de marketing digital para empresas e destinos turísticos. Seu site está atualizado? Funciona no mobile? É interessante? Quantos visitantes recebe por mês? Leia aqui para saber mais sobre um site eficiente para turismo.

  • Redes sociais

Seus canais nas redes sociais têm engajamento? Geram negócios? O conteúdo publicado é interessante?  As redes sociais são fundamentais para TODAS agências, operadoras, hotéis, etc. Saiba mais aqui. E se quiser conhecer as tendências de mídias sociais para turismo, clique aqui.

  • Conteúdo

Sua empresa consegue atrair potenciais clientes com conteúdo relevante? Quando o viajante procura por informações de viagens encontra sua agência no Google? Quando o viajante sabe que vai para o seu destino, encontra o seu hotel? Gerar conteúdo é uma das melhores formas de ser encontrado no Google, sem ter que pagar Google Adwords. Veja como usar o marketing de conteúdo aqui.

  • Google Meu Negócio

Muitas empresas ainda não conhecem essa ferramenta fantástica, gratuita e amigável que é o Google Meu Negócio. Com ela você pode publicar suas informações (site, telefone, endereço, horários de funcionamento, etc.), saber quantas pessoas buscaram sua empresa no Google, receber avaliações dos clientes, etc.

  • TripAdvisor

É o maior site de recomendações de serviços turísticos no mundo. o TripAdvisor é crucial para hotéis, pousadas, hostels, guias de turismo, restaurantes, bares e receptivos (que podem cadastrar suas excursões). Uma estrela a mais no TripAdvisor representa incremento de 11% na receita de hotel, só para se ter ideia da importância deste site.

Depoimentos e avaliações de clientes são fundamentais para tomada de decisão. Estimule seus clientes avaliarem sua empresa no Google, Facebook, LindedIn, Booking (para hotéis e pousadas) e TripAdvisor (se for o caso – hotéis, pousadas, restaurantes e serviços receptivos).

E como é a presença online da sua empresa?

Ter boa presença online é fundamental para ser escolhida pelo potencial cliente. Aí eu te pergunto: como está a presença online da sua agência ou do seu hotel? Os internautas te encontram com facilidade? Qual é a imagem que eles têm da sua empresa? O que os seus clientes dizem da sua marca? Os depoimentos ajudam ou prejudicam a sua reputação?

Faça uma avaliação de como os potenciais clientes “enxergam” a sua empresa no mundo digital e o que deve ser feito para melhorar seu posicionamento online.

Acompanhar as tendências e usar tudo que está ao nosso alcance, é fundamental para crescermos mais competitivos e em alguns casos, até para a sobrevivência dos negócios.