Sabemos da importância das mídias sociais nas nossas vidas e principalmente nos nossos negócios. À medida que cresce o número de usuários nas redes sociais e o tempo investido nestas plataformas, surgem também novas estratégias, ferramentas, dicas, orientações, etc.  Então, é fundamental acompanhar as novidades das mídias sociais para turismo.

Toda empresa do setor de turismo, agência, operadora, hotéis, restaurantes, etc., deveria levar esse assunto muito a sério. Não se trata de querer ou não estar presente nas mídias sociais, mas sim decidir qual (is) dela(s) faz(em) mais sentido para o seu negócio.

Assim, listamos as principais tendências das mídias sociais para turismo que devem ser exploradas pelas empresas do setor de turismo.

1) Vídeos, vídeos e vídeos…

Parece redundante, mas não é. Em 2020, os vídeos serão responsáveis por 80% de todo tráfego na internet. Os internautas interagem melhor com esses conteúdos e certamente há uma estratégia adequada para conectar sua empresa à sua audiência.

Os vídeos podem ser divertidos, educativos ou inspiradores. É importante estabelecer um objetivo para sua estratégia de vídeo. Eles são fantásticos, por exemplo, para promover viagens, pois conseguem “traduzir”, em até 60 segundos, o que o viajante pode vivenciar em determinado destino.

Vale comentar que vídeos com legendas ou que podem ser compreendidos sem áudio fazem muito sucesso nas redes sociais, já que nem sempre estamos em locais apropriados para assisti-los.

Leia mais sobre estratégias de vídeos para turismo aqui.

2) Chatbots

Em 2017 vimos a expansão dos chatbots, ou robôs utilizados para atendimento ao cliente em diversas marcas do setor de turismo. A expectativa é que em 2018 essa ferramenta seja democratizada e atinja também as pequenas empresas, que poderão utilizá-la para responder aos clientes no Messenger, por exemplo.

mídias sociais para turismo

O serviço de atendimento ao cliente deixou de ser feito por meio de ligações telefônicas e e-mails e passou a ser realizado nas mídias sociais. Viajantes demandam respostas rápidas para suas perguntas e preocupações e, agora, voltam-se para as mídias sociais (principalmente WhatsApp) sempre que querem alguma coisa. Quanto mais rápida sua resposta, maior a satisfação do seu cliente.

3) Mudanças nos anúncios

O declínio do alcance orgânico é perceptível ano a ano. Investir em campanhas pagas nas redes sociais fica cada vez mais necessário. O Facebook está saturado de anúncios (Facebook Ads) e as empresas já buscam outros canais para divulgar suas marcas, como o próprio Instagram. Mas é interessante anunciar também no Stories, YouTube, LinkedIn (se o seu público alvo for corporativo), e outros espaços menos congestionados. Além da sua campanha ficar mais econômica, os resultados tendem a ser mais significativos.

4) Mídias sociais utilizadas como ferramenta de busca

Muitos internautas fazem buscam dentro das mídias sociais e não apenas no Google. Como consequência, o Google já promoveu mudança no seu feed, mostrando os resultados em formato de rolagem e com imagens, mais parecido com os feeds interativos e dinâmicos das redes sociais. Dá uma olhada no recorte abaixo.

 

5) Aumento das Lives

Além dos vídeos planejados, as lives (vídeos ao vivo) ganham mais poder. Os vídeos feitos no Facebook Live têm 3 vezes mais engajamento que os vídeos comuns. No Instagram não é diferente, e os vídeos ao vivo atraem audiência bem maior.

6) Microinfluenciadores

Estudos apontam que consumidores se identificam mais com indicações de amigos, familiares do que celebridades e influenciadores digitais. Os microinfluenciadores são pessoas que trabalham ou se especializam em uma determinada temática e frequentemente compartilham conteúdos nas mídias sociais. Possuem entre 5 e 100 mil seguidores, mas a taxa de engajamento é bem maior que a dos grandes influenciadores.

Agora que você já conhece as principais tendências de mídias sociais para o turismo é hora de definir em quais delas vai apostar em 2018. Mãos a obra!

P.S. Se você precisar de uma ajudinha com o planejamento das mídias sociais, baixe esse e-book gratuito 

 

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