Finalmente em 2017 o turismo voltou a brilhar e todos nós respiramos aliviados. As expectativas para 2018 são bastante positivas, mas é interessante avaliarmos os 10 fatores de destaque, ou o que poderíamos chamar de melhores momentos do turismo em 2017.

Os 10 melhores momentos do turismo em 2017

#1 – A Ásia é a bola da vez

Pela primeira vez na história, uma cidade asiática é a mais visitada no mundo!. Essa mudança é bastante significativa e confirma uma das tendências de mercado, que é o crescimento dos turismo na Ásia. Bangcoc, na Tailândia, recebeu 20,2 milhões de turistas. Londres ficou em 2º lugar, seguida por Paris. As 4ª e 5ª  posições ficaram com Dubai e Singapura. Portanto, dos 5 destinos mais visitados no mundo 3 são asiáticos!

#2 – Crescimento do turismo no Brasil

O segundo destaque fica por conta do crescimento do turismo no Brasil este ano, bem acima do crescimento do PIB. Dados MTur mostram incremento de 4% no faturamento médio das empresas turísticas e também a maior intenção dos brasileiros viajarem pelo país. Da mesma forma, relatórios da ABEAR e da ANAC comprovam o aumento do transporte aéreo em 2017 em torno de 6%.

#3 – Destinos Turísticos Inteligentes

Em termos de gestão de destinos turísticos, parabenizo o SEBRAE por implantar no Brasil o programa Destinos Turísticos Inteligentes, que a Espanha já vem utilizando há algum tempo. Saímos da regionalização dos destinos, do planejamento (e de muito bla bla bla) e embarcamos numa era muito mais moderna, com destinos inteligentes, que tem absolutamente tudo a ver com os viajantes conectados.

Atuei pelo SEBRAE em alguns estados e foi um prazer fazer parte do time para deixar nossas empresas e nossos destinos mais inteligentes e mais competitivos.

#4 – Turismo de experiência finalmente chegou na prateleira

Há mais de 10 anos falamos de turismo de experiência, mas na prática pouca coisa acontecia. Hoje os viajantes demandam, escolhem e priorizam as empresas que vendem experiências turísticas. Isto vale para agências e operadoras, que conseguem sair da caixa e oferecer roteiros inovadores, e também para hotéis, pousadas, restaurantes e atrativos que vão muito além do que é esperado.

Não dá para deixar de mencionar o Airbnb Experiences, que permite que pessoas que vivem nos destinos turísticos possam oferecer experiências aos visitantes por meio do aplicativo.

#5 – Chat bots

A “democratização” dos chat bots também foi um marco em 2017. Chat bots são robôs utilizados “conversar”, ou seja, para atendimento ao cliente. Diversas empresas, inclusive as médias e pequenas, estão utilizando. Você deve ter falado com algum e nem se deu conta. Eu conversei com  o da KLM e o achei muito espertinho e “simpático”.

 

#6 – Eventos mais criativos e inovadores

Finalmente o nosso setor está entrando na onda dos eventos fora da caixa. As grandes feiras são importantes, claro, mas os eventos que promovem debates, concursos de start ups, prêmios de sustentabilidade e inovação são muito bem vindos. Neste quesito, parabenizo toda a equipe que organizou o Turismo Digital (do qual tive a honra de participar), em Porto Seguro. As palestras e debates que aconteceram no palco foram excelentes. Mas a inovação fica por conta do formato “descolado” do evento, que parecia uma festa, muito bem produzida por sinal. Esse ambiente acolhedor é ainda mais propício para o networking dos participantes.

#7 – Uso das ferramentas digitais

As grandes empresas já diversas ferramentas de marketing digital há algum tempo. Mas este ano as pequenas se deram conta que não dá para deixar de lado todo potencial das redes sociais, site, blogs, inbound, etc.

Estamos todos ONLIFE (online + offline) o tempo todo. É essencial saber escolher as ferramentas mais adequadas para se comunicar com seu público alvo e utilizá-las de forma profissional. Muitas empresas e destinos realmente abraçaram esta causa e estão colhendo frutos do trabalho bem feito.

#8 – Vídeos online

Não tenho tempo para consumidor todos os vídeos que me chegam todos os dias. E imagino que você também não. Mas eu salvo os vídeos que me interessam, aqueles me ensinam algo novo, porque é assim que nos mantemos atualizados hoje.

O  ICCABAV lançou este ano canal no YouTube com uma série de vídeos interessantes para agências de viagens. Destinos já contam com plataforma online para capacitar profissionais e os hotéis idem. Além disso, os vídeos são fantásticos para deixar os viajantes com água na boca.

Os vídeos só vão crescer e é importante sua empresa pensar nisso.

#9  –  Instagram cresceu e apareceu

Facebook continua a plataforma mais importante e com mais recursos, mas o Instagram ganha mais seguidores a cada dia. Além disso, parece ter sido inventado para promover viagens. Todas as marcas de turismo deveriam usar e abusar desta rede social.

#10 – Transformação Digital no Turismo

Last, but not least … Um dos melhores acontecimentos em 2017 foi justamente a consolidação das novas tecnologias a favor do turismo. Óculos de realidade virtual chegaram às agências de viagens. A Amadeus tem uma solução muito interessante para destinos baseada no Big Data. Spencer, um robô simpático, fica à disposição dos clientes da KLM em Schiphol,  em Amsterdam.  Fones de ouvido lançados pelo Google fazem tradução simultânea em 40 idiomas… Ou seja, a transformação digital está fazendo muito bem ao nosso turismo!

Esses foram alguns dos principais acontecimentos do turismo em 2017. Vamos acompanhando de perto e refletindo juntos.

E que venham os bons e melhores momentos de 2018!