Muitos gestores e empresários ainda desconhecem o potencial do Inbound Marketing para turismo ou são céticos em relação à sua eficácia. Apesar de não ser muito novo, as estratégias de Inbound Marketing ainda são pouco exploradas pelas empresas e destinos turísticos brasileiros. E como saber se o Inbound Marketing funciona para a sua agência de viagens, hotel ou empresa de eventos?

Em primeiro lugar, se você ainda não está familiarizado com o assunto é importante saber que Inbound Marketing  é um conjunto de estratégias para atrair pessoas para o site e outros canais da empresa, gerando leads (potencial clientes). As estratégias utilizadas com este objetivo estão sempre relacionadas à produção de conteúdo (textos, vídeos, imagens, gifs, etc.). Empresas que produzem conteúdo tornam-se relevantes no Google e atraem o público alvo desejado. Por isso, Inbound Marketing também é conhecido como “marketing de atração”.

E por quê o Inbound Marketing faz tanto sucesso? Porque, ao contrário do marketing tradicional, não gera interrupções (quem gosta de ver comerciais?), pode ser utilizado por empresas de qualquer porte e segmento e quando bem utilizado, aumenta a visibilidade do negócio, reduz custos de aquisição de clientes e otimiza o processo de venda. Precisa de mais motivos?

Bom, se você ainda não se convenceu de que o Inbound Marketing para Turismo é a melhor estratégia para sua empresa, listo abaixo 3 argumentos para você refletir. Se, ao final do artigo você ainda não estiver convencido, me escreva. Combinado?

1.Os viajantes mudaram… e a maneira de pesquisar, comprar e interagir com as empresas também

Já escrevi em diversos artigos sobre a nova jornada de compra do viajante 4.0. E você, profissional do turismo, sabe muito bem que o comportamento do turista é bem diferente porque ele tem na palma das mãos acesso a todo tipo de informação que necessita. Seus hábitos mudaram e consequentemente a maneira de lidar com uma marca também.

Hoje as pessoas  detestam ser interrompidas em meio à uma atividade, por um comercial que não faz sentido para elas e dão preferência para consumir conteúdo nas mídias online. os viajantes começam a se inspirar para a próxima viagem no YouTube, redes sociais, sites e blogs de viagem. Se sua empresa produz conteúdo, este potencial cliente encontrará os seus canais e chegará até você.

Por isso, o Inbound Marketing para turismo é uma ótima opção!  Além de não ser invasivo e interromper o usuário, suas técnicas ajudam o lead (potencial cliente) chegar até a sua agência, operadora, hotel, restaurante, etc.

2. Sua empresa precisa ser encontrada pelo viajante

Independente do serviço que você oferece (aéreo, pacotes, hospedagem, receptivo, eventos, etc.), sua empresa precisa ter boa presença online. Como as pessoas vão saber da sua empresa, e consequentemente comprar dela, se não a encontram no ambiente digital?

A gente procura TUDO no Google, desde o telefone da pizzaria (ou já entra direto no aplicativo) até informações sobre o destino turístico mais conhecido no mundo. Parece óbvio, mas muitos empreendedores não se preocupam em serem encontrados pelos seus clientes, e isso é um problema.

Normalmente as buscas começam no  Google ou YouTube  e sua empresa precisa aparecer nos primeiros resultados para determinadas palavras-chave. A menos que sua empresa tenha orçamento para brigar com as gigantes do turismo, como Booking, Decolar, CVC, Expedia, etc., produzir conteúdo é a maneira mais barata e mais eficiente para ser encontrado nos motores de busca.

3. Você quer atingir o viajante certo

Se sua agência de viagens quer atender um consumidor mais qualificado, que valoriza o papel do agente de viagens? Seu hotel quer atrair empresas que realizam eventos e convenções? Então, é necessário definir estratégias para chegar ao cliente certo.

E quando se investe em anúncios impressos, por exemplo, todo o tipo de cliente pode visualizá-lo e nem sempre esse consumidor terá o perfil certo ou orçamento para o serviço que  você vende. O que adianta um anúncio de uma viagem maravilhosa ser  visto por milhares de consumidores que não têm condições para usufruir?

Portanto, outro grande motivo de usar o Inbound Marketing para o Turismo é que você foca no cliente ideal (também conhecido como persona) e desenha estratégias que solucionam problemas ao longo da sua jornada de compra. E fazendo esse trabalho corretamente, eu garanto que sua empresa atingirá o viajante certo!

Resumindo….

Ao utilizar o Inbound Marketing para Turismo sua empresa direciona os esforços para atrair o viajante certo, que tem o perfil adequado para consumir seus serviços e otimiza o investimentos em marketing.  Além disso, sua empresa poderá engajar muito mais com seus leads, melhorar o relacionamento com clientes e se adequar às novas formas de comunicação.

Se você chegou ao final deste artigo  convencido de que deve começar uma estratégia de Inbound Marketing para turismo, não perca tempo e comece o quanto antes. O fato de o Inbound Marketing não ser ainda muito explorado no turismo garante vantagem para as empresas que começarem logo. Leia aqui para saber como começar!

Mas, se você precisar de ajuda, entre em contato aqui e terei prazer em estudar as melhores alternativas para o seu negócio!

Bom trabalho!