Toda vez que começo a estudar para montar conteúdo de uma palestra ou novo curso, descubro inovação no turismo, com diversas startups, plataformas, sites e aplicativos criados neste novo contexto da economia compartilhada, ou seja, nessa era de Uber e Airbnb. Assim, resolvi compartilhar essas novidades com vocês, que são profissionais do setor, e que além de acompanhar essas facilidades, podem usá-las para facilitar o trabalho.

Se a sua primeira reação foi pensar que essas novas tecnologias afastam o cliente da sua agência, saiba que eu discordo. Com tantas plataformas, sites, blogs etc. o cliente viajante fica mais perdido e precisa do agente de viagens para fazer a curadoria, ou seja, filtrar, selecionar o que realmente atende à necessidade de cada cliente.

Vou citar alguns dos cases de inovação no turismo e como sua agência pode embarcar nela. Confira a seguir:.

Google Trips

Este aplicativo do Google, disponível para Android e iOS, ajuda a planejar e organizar a viagem a partir de uma interface bem simples. É possível consultar reservas, montar roteiros, checar sugestões de restaurante, pegar informação sobre transporte público e outros dilemas enfrentados pelo viajante. E ainda pode ser usado offline. Já imaginou como esse app pode ajudar a fazer um roteiro num destino que você nunca foi? Clique aqui e veja o filme

Airbnb Experiences

Não é tão recente, mas ainda muita gente ainda desconhece essa facilidade que Airbnb também  oferece. No aplicativo, um viajante pode selecionar as experiências que deseja vivenciar em determinado destino. E elas são bem variadas, desde aula de surf ou de culinária, até contato com artista local. A proposta é colocar em contato pessoas que conhecem bem a cidade com viajante ávidos por novas experiências. Falamos aqui no blog sobre experiências turísticas há mais de 4 anos (leia este post aqui)…. Os turistas querem ser protagonistas de suas histórias, vivenciar coisas diferentes, descobrir lugares que só os locais conhecem. Da mesma forma, um artista, chefe de cozinha, surfista, capoerista, etc.. pode se cadastrar na plataforma como anfitrião e  mostrar experiências aos viajantes.

Inovação no turismo e agência de viagens

Grabr

Esta plataforma é bem diferente. Sabe aquela encomenda que você queria pedir para sua amiga trazer dos EUA mas não tem coragem de pedir? Então, no Grabr você pode encomendar e algum viajante, que também se cadastra no site, traz para você.  Ele recebe uma taxa para realizar o serviço e você paga ao site o valor do produto + uma taxa de serviço. Dependendo do item (eletrônicos, perfume, cosméticos, etc) fica bem mais barato. O viajante também pode levar algo do Brasil, como havainas, para o exterior e ganhar uns trocados com isso.

Splacer

Esta plataforma poderia ser chamada de Airbnb dos eventos. Ela disponibiliza espaços que podem ser locados para eventos, desde os oficiais, como salas de reunião,  salão de eventos  e outros, até os mais alternativos, uma garagem, uma cobertura, cozinha, terraço, ou até uma mansão inteira. Funciona da mesma forma que as demais plataformas de economia compartilhada: proprietários cadastram seus espaços e clientes se cadastram no site. Por enquanto disponível somente para as principais cidades nos EUA, mas logo a moda pega por aqui também.

Inovação no turismo e agência de viagens

Eu sei que inovação no turismo gera uma certa ansiedade em todos nós, consumidores e profissionais do turismo. Tudo muda muito rápido e fico pensando como podemos “ser a diferença” neste emaranhado de tecnologia. Eu continuo apostando nas pessoas, no lado humano de todas as relações comerciais, e principalmente como cada um de nós pode fazer a diferença para cada cliente.

#VamosJuntos