O Instagram tem se tornado a rede social queridinha dos brasileiros. À medida que o Facebook se populariza e aumenta a quantidade de exposição de anúncios, muita gente tem preferido usar o Instagram, que destaca os conteúdos visuais e oferece diversas ferramentas que podem ser exploradas pelos destinos e empresas turísticas.

O Insta conta com mais de 500 milhões de usuários no mundo, sendo 35 milhões de brasileiros (7% do total). Mas, se você acha que isso não é suficiente para trabalhar sua marca na rede social e promover sua empresa do setor de turismo, confira os benefícios abaixo:

5 vantagens do Instagram para o turismo

1) O alcance orgânico (ainda) é muito maior. O algoritmo do Facebook está cada vez mais apertado, em torno de 2%-3% (isto significa que de cada 1000 curtidores, apenas 20 ou 30 visualizam seus posts). No Instagram fica entre 25%-30%. Portanto, o alcance orgânico pode ser 10 vez maior que no Face.

2) Vídeos curtos e bela fotos são ferramentas incríveis para vender viagens. Então, o Insta facilita muito o seu trabalho.

3) As hashtags realmente funcionam e ajudam os perfis a serem encontrados de forma mais fácil e rápida. Portanto, se você sabe trabalhar com conteúdo bacana para o seu público, usando as “#” apropriadas, você consegue expandir o número de seguidores.

4) A publicidade só aparece na timeline e todos são “obrigados a ver” … não tem coluna da direita, como no Facebook, que é cada vez menos visto.

5) O poder aquisitivo dos usuários do Instagram é maior e apesar de ser uma rede social bem utilizada pelos jovens, também conta com usuários maduros.

Espero que tenha se convencido que sua empresa não pode ficar de fora. Então agora é hora de saber o que fazer no Instagram para promover sua marca, atrair potenciais clientes e obter resultados para sua empresa.

10 Dicas do Instagram para promover Turismo

#1 – Escolher boas fotos é fundamental, afinal é pelo conteúdo visual que somos atraídos no Instagram. Mas tão importante quanto é saber equilibrar quantidade e qualidade das fotos, ou seja, não coloque diversas fotos em pouco tempo e intercale os temas, por exemplo: se estiver publicando fotos de um destino, não coloque 50 fotos do mesmo lugar. Isso é um chato para quem está te seguindo. Quer promover sua agência, operadora, hotel ou restaurante no Instagram? Capriche no conteúdo!

#2 – Eu já falei diversas vezes, mas não custa lembrar: Rede social = relacionamento. Então, tente postar conteúdos bacanas para o seu público, observe o que agrada, o que é relevante, etc. Dá uma conferida neste post aqui (clica no foto para ver):

As pessoas gostam de conteúdos que emocionam. O que o seu público curte? Pense muito nisso.

#3 – Publique fotos no tamanho certo (atualmente 600 x 600 pixels) para não desconfigurar. Você pode selecionar a opção “quadrado” na câmera do seu celular e as fotos sairão no formato certo.

#4 – Use em torno de 10 a 15 hashtags por publicação. Lembre-se que é através delas que você pode conseguir novos seguidores. Explore toda a inteligência de marketing das hashtags, analisando e priorizando as mais usadas pelos turistas recentemente.

#5 – Publique pelo menos uma vez ao dia. Se conseguir postar 2 vezes por dia, melhor ainda.

#6 – Use a ferramenta de geolocalização para marcar o local onde aquela foto ou vídeo foi feito.

#7 – Transforme seu perfil em uma página comercial. É só entrar em configurações e marcar “Alterar para perfil comercial” e inserir os dados que são solicitados. Veja nas fotos abaixo:

#8 – Explore as ferramentas de “histórias“, promoções, como os anúncios e também as de informação, para entender melhor sobre o seu público.

#9 – Capriche na descrição da sua bio. Explore MUITO bem o espaço para descrever sua empresa e mostrar seu diferencial.

#10 – Se a rotina está corrida, utilize uma ferramenta para agendamento de publicações, mas não deixe de postar.

Essas dicas foram úteis para você? Tem alguma dica bacana para compartilhar conosco? Me manda seus comentários, ok?

#VamosJuntos