Uma pergunta sempre comum nos cursos, palestras e consultorias pelo Brasil afora é: “como saber se os meus canais nas redes sociais estão gerando negócios para a empresa?” Ou ainda, “como justificar para o meu chefe ou meu sócio que o meu trabalho com mídias sociais é relevante? 

De fato, é importante saber a contribuição desses canais para sua empresa. Já escrevi aqui no Agente no Turismo várias vezes sobre a importância de se planejar o que postar, tipo de conteúdo, frequência, etc. Mas, é fundamental avaliar o retorno desses esforços para a sua agência de viagens, operadora, hotel, destino, etc.

Então, o post desta semana mostra os principais indicadores para medir o ROI – retorno sobre investimento – das mídias sociais na empresa.

#1 – Tráfego – uma das principais funções das mídias sociais é gerar tráfego para o blog ou site da empresa, já que o objetivo final costuma ser atrair clientes e aumentar vendas. É fundamental usar o Google Analytics ou outra ferramenta que permita mensurar quantos visitantes chegam no site devido às publicações nas redes sociais.

mídias sociais

# 2 – Alcance – o número de curtidores no Facebook e de seguidores do Instagram reflete o alcance da sua conta nessas redes sociais. Quanto maior o número, maior o alcance, principalmente se consideramos o algoritmo do face (o Edge Rank faz com que suas publicações cheguem a 6% dos fãs, no máximo). Assim, é importante aumentar a base de curtidores ao longo do tempo e focar seus esforços (às vezes o orçamento também) para atrair novos potenciais clientes interessados na sua marca.

#3 – Negócios – Em geral, as agências de turismo, operadoras, hotéis, atrativos, etc., visam, no final das contas, vender mais. Como saber se as mídias sociais influenciam ou não nos resultados da empresa? É simples: na lógica do marketing digital é assim:

lógica marketing digital

Ou seja: publicamos conteúdo interessante nas redes sociais para atrair um determinado público-alvo e incentivamos este internauta a se tornar um lead (potencial cliente). Esse cara passa a receber as suas comunicações (conteúdos nas mídias sociais, e-mail marketing, etc.) e no momento adequado compra e se torna cliente.

Portanto, não basta postar o conteúdo nas redes sociais. É fundamental pensar nessa estratégia de médio prazo. Também deve-se lembrar que para vender viagens, as pessoas precisam de tempo e dinheiro (se tiver só um ou só outro, a compra não acontece). Dessa forma, para medir o resultado você pode pensar em dois indicadores: número de leads (pessoas que curtiram os canais e estão recebendo suas comunicações, mas ainda não estão prontas para a compra) e número de clientes (pessoas que efetivamente compraram na sua empresa e que chegaram pelas redes sociais.

Se você não tem como medir esses indicadores, vai continuar no escuro, sem saber se está valendo a pena (ou não) investir tempo, esforços e recursos nas mídias sociais. Dá uma pensada nisso: é importante e vale a pena!

Se precisar de ajuda, entre em contato.