Ninguém discorda que os vídeos online estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. No nosso feed do Facebook, Instagram e WhatsApp, com os mais diversos propósitos, e no YouTube ou Vimeo para se divertir ou aprender algo novo. Os vídeos são essenciais para impulsionar qualquer estratégia de marketing digital no turismo, seja para agências de viagens, operadoras, destinos, atrativos, etc..

Já escrevi em outros artigos a importância do vídeo para promover viagens (se você não leu, dá uma olhadinha aqui). Mas se você comparar a quantidade de filmes online que assistia há 3 ou 4 anos atrás com a que vê hoje, praticamente todos os dias, vai entender que os vídeos estão tomando uma proporção que nunca imaginamos.

Porquê você precisa considerar os vídeos online para sua agência de viagens

Em termos de estratégia de marketing digital para turismo, o vídeo se consolida como um dos conteúdos que mais engajam na web, seja nos sites, blogs e nas redes sociais. Uma pesquisa realizada pela Cisco revela que até 2020, os vídeos serão representarão 80% de todo tráfego da internet.

sell-videos-online-660x320

E o que isso tem a ver com minha agência de viagens?

Tudo! O viajante começa a pesquisar o destino da sua próxima viagem de lazer ou a trabalho no YouTube. Depois, navega no Google e busca por serviços e fornecedores. Se a estratégia de marketing digital da sua agência de turismo incluir a criação e compartilhamento de vídeos, a chance de sua empresa ser encontrada por esse consumidor é bem maior.

Se você ainda não se convenceu a começar agora, os vídeos, ao contrário dos outros tipos de mídia, tiveram um grande aumento no número de compartilhamentos no Facebook.

Como usar vídeos como estratégia de marketing digital para turismo?

Não é qualquer vídeo que engaja na internet. É necessário entregar conteúdo relevante para os viajantes, tais como dica para tirar visto americano, viajar com pets ou com criança desacompanhada dos pais, como organizar mala para o destino de neve, etc. Eles não precisam ser super produzidos e devem ser curtos.

video

Segundo especialistas de marketing digital, os vídeos que me geram engajamento com internautas são:

– Vídeos que ensinam a fazer uma determinada atividade sozinho (como tirar o visto indiano, por exemplo);

– Vídeos curtos e simples (o que você pode curtir no destino “x” ou 3 restaurantes fantásticos no destino “y”)

É muito importante que os vídeos sejam criados dentro do contexto do seu Plano de Marketing Digital para Turismo. Assim, você usa essa ferramenta para criar sinergia com todas as outras ações, pensando nas diferentes etapas de compra que seu potencial cliente se encontra. Entenda melhor como funciona o Inbound Marketing (ou Marketing de Atração) aqui.

Conhecer bem seu público-alvo é o primeiro passo a produção dos conteúdos dos vídeos e compartilhamento nas mídias certas.