Na semana passada participei do #Digitalks2016, o maior evento de marketing digital do país, que reúne os principais especialistas brasileiros e mas conta também com vários convidados internacionais.

Além do formato descontraído e inovador do evento (hello profissionais do turismo, está na hora de abrirmos nossos horizontes), da galera antenada, das empresas expositoras, com soluções de ponta para negócios de todos os tamanhos e segmentos, foi super interessante conhecer o que existe de novidades em termos de marketing digital. Vou sintetizar os aspectos que considerei mais relevantes e as sacadas de marketing digital para turismo que podem ser aproveitadas por agências, operadoras, destinos, hotéis e pousadas.

#1 Vídeo digital é o “canal”. É só você reparar a quantidade de vídeos que começou a consumir via Facebook, Youtube e WhatsApp…. Todos nós gostamos deles e os vídeos vieram pra ficar. De acordo com pesquisa da Cisco, em 2017 estima-se que os vídeos digitais representarão 69% de todo tráfego da internet. Consumidores da América Latina gastam 13,2 horas por semana assistindo vídeos digitais. Não é a toa que os influenciadores do YouTube estão sendo mais requisitados para construção de marca do que as celebridades da TV.

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#2 Inbound Marketing é a bola da vez! Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que visam  atrair os consumidores para o site da empresa. Ao contrário do marketing tradicional, baseia-se no relacionamento com o consumidor em vez de propagandas e interrupções. Ou seja, é qualquer forma de marketing com objetivo de ganhar o interesse das pessoas. As ações são baseadas na criação e compartilhamento de conteúdo focado no público-alvo específico, para ter a permissão de comunicação de forma direta, criando um relacionamento duradouro. (Na próxima semana vou detalhar melhor esse assunto, porque considero mega importante para os negócios do setor de turismo).

#3 Mobile é tudo!  – A utilização do mobile está crescendo no mundo. São mais de 2 bilhões de usuários de smartphones no mundo E os números do Brasil são surpreendentes, pois 47% da população brasileira está usando os celulares e 70% do tráfego do Brasil vêm dos dispositivos móveis. Dois a cada cinco brasileiros preferem ficar sem eletricidade que ficar sem celular.

Brasileiros ficam em média mais de 100 horas por mês no celular.

#4 Não existe consumidor online e consumidor offline! Todos os critérios de segmentação da demanda não fazem mais sentido. Todo consumidor está online e offline, ou como foi citado por um palestrante ON LIFE, de todas as faixas etárias, em qualquer região do país e do mundo. O mercado ainda está se ajustando para os novos modelos de negócios, como Uber, Airbnb, os novos meios de ensino online, etc. Renato Merirelles, CEO da Locomotiva afirmou: Alguns negócios “A internet ocasionou o processo do empoderamento financeiro, antes, se você estava passando por uma crise, você vendia o carro. Hoje, você vira motorista do Uber!”. Portanto, não dá para separar estratégias digitais e presenciais….

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Me senti numa avalanche de informações sobre automação de marketing, métricas, realidade virtual, adblockers, KPI, etc… Mas valeu super a pena, porque o evento sinaliza para onde todos nós devemos dirigir nossas empresas.  Tem alguém aí que discorda?

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#VamosJuntos!