No último post escrevi sobre a importância do agente de viagens e prometi que nesta semana trataria de um assunto fundamental para todas as agências, que é como melhorar o atendimento ao cliente e vender mais viagens.

Apesar de extremamente importante, acredito que 100% das donos de agências de turismo que me contratam para elaborar o Plano de Marketing da Agência de Viagens, visando aumentar vendas e atrair mais clientes, não têm ideia da percepção dos clientes em relação à qualidade do atendimento na sua agência. Então, sempre começo a consultoria com o teste de Cliente Oculto, avaliando o atendimento por e-mail, chat, redes sociais e telefone, observo que as agências de turismo tendem a reproduzir um modelo do mercado que é pouco eficiente. Então, como melhorar o atendimento na sua Agência de Viagens?

Quando um viajante procura uma agência de viagens ele está justamente buscando um expert, alguém que possa oferecer as melhores soluções para uma viagem perfeita, seja a trabalho ou lazer.

No entanto, como consumidora exigente, sempre vejo aspectos para melhorar o atendimento e aumentar vendas. Eu  sempre encontro pontos de melhorias, que são simples de serem corrigidos e trazem retorno bem interessante. Assim, gostaria de compartilhar com você algumas dicas de como melhorar o atendimento ao cliente na sua agência de viagens, tendo como foco aumentar as vendas:

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Como melhorar o atendimento e vender mais viagens?

1) Gaste mais tempo ouvindo o cliente. Em geral, os agentes de viagens nunca me perguntam quais atividades nós gostaríamos de fazer, que tipo de hospedagem nos agradam, o que é importante numa viagem, e etc. Noto que existe uma certa pressa para pegar os dados do cliente, anotar o destino e saber o número de pessoas que vão viajar. Ou seja, não há muita preocupação com o perfil do cliente, como ele gosta de viajar e o que é importante para aquele cliente naquela viagem.

Uma vez eu disse ao atendente que gostaria de viajar para comemorar aniversário de casamento, portanto uma viagem romântica, e para um destino frio (em setembro) e de no máximo uma semana. Ele sugeriu destinos que eu disse que já conhecia (BUE e SCL) e acho que não teve mais ideias, porque nem me mandou a proposta.

Então, como melhorar o atendimento ao cliente na sua agência? Fica a dica: gaste mais tempo ouvindo o seu cliente, pergunte a ele as suas preferências, independentemente do canal que ele entrou em contato. Assim você economiza tempo elaborando a proposta, pois não será necessário enviar informações de 10 destinos e você já coloca a categoria de hotel que ele gosta.

2) NUNCA mande aquele print super complicado da operadora/consolidadora. Os profissionais estão tão acostumados que acham que as planilhas de voos, tabela de hotéis, etc, são tranquilas. Mas não são! Eu já tive agência de turismo, já trabalhei em operadora e acho muito chato receber orçamento nesse formato.  Já tive um cliente que até brigou comigo porque ele tinha criado aquele padrão “super simples” e não entendia a minha dificuldade e interpretar as informações. Quer fechar mais vendas? Então, “traduza” para o seu cliente o que está oferecendo. Capriche, coloque fotos bacanas e destaque as informações relevantes.

3) Faça o follow up! Ok, você deve estar achando que isto não acontece na sua agência de viagens e que tudo o que estou falando já é uma prática bem comum, não é? Pois eu estou falando que em geral os agentes de viagens nem me ligam para saber se eu recebi o orçamento. Então, você gasta um tempo preparando e supõe que seu cliente não vai comprar porque não respondeu o seu email, não é? Mas eu fico indignada com a falta de atenção que é muito comum no nosso mercado. E se o consumidor busca a agências é porque ele quer ATENÇÃO, quer uma viagem personalizada, quer a sua expertise…

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4) Valorize sua expertise. Eu sei cliente chega super informado, comparando preços com a Decolar e outros site, mas é nesse exato momento que você pode convencê-lo dos benefícios de comprar com uma agência de viagens, do conforto, garantia, economia, satisfação, etc. Esse é o momento de valorizar a sua expertise. Aproveite.

Gostou dessas dicas? Acha que sua agência de viagens tem bom atendimento? Quer um teste de Cliente Oculto?Quais são as principais dificuldades? Me mande sua opinião, porque eu quero te ajudar.

Se você está chegando agora no blog, leia também Como atrair cliente e vender mais viagens  e Como aumentar vendas nas agências de viagens. [/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]