Ok, todas as notícias (ou quase todas) são pessimistas e há uma espécie de “nuvem preta” que nos assombra  e nos deixa com medo e muito inseguros. Os mais otimistas preveem que a recuperação da economia só vai acontecer no segundo semestre de 2017. E nós? Temos que nos adaptar ao cenário e continuar na luta.

Há quem diga que apenas as grandes empresas têm mais fôlego para resistir às instabilidades do mercado. Eu discordo totalmente. As grandes têm mais recursos financeiros, mas o que garante a sobrevivência em tempos de incerteza é a capacidade que a empresa tem de se adaptar ao novo ambiente. É mais ou menos como a teoria da evolução, de Darwin.

Darwin

Então, aí vão 7 dicas de sobrevivência para 2016:

1) Foco total nas vendasa prioridade da agência ou operadora de viagens nesse momento de economia lenta deve ser fechar vendas. Os clientes querem viajar, mas têm outro orçamento, também estão inseguros. Busque opções que atendam às necessidades dele, pesquise todas as alternativas. Ele vai te agradecer (e te recomendar)!

2) Corte de gastos inúteisrevise todas as despesas e verifique se há alguma(s ) que pode ser cortada. Estamos todos readaptando nossos orçamentos e nossos padrões de consumo. Faça isso na empresa também.

3) Intensifique a promoção – muitos agentes, com receio da crise, cortam todos os investimentos de marketing. Não faça isso! É o que a maioria das empresas tende a fazer e você não quer ficar na mesma situação. Em tempos de crise, é mais importante ainda investir em promoção. Avalie o orçamento de marketing e priorize as ações que vão trazer mais retorno. Se precisar de ajuda para planejar o seu marketing, me mande um e-mail marta@agentenoturismo.com.br

4) Negocie com seus fornecedores melhor comissionamento para direcionamento das vendas. As parcerias são importantes tanto para as agências, quanto para as operadoras e demais fornecedores. É hora de ser mais valorizado pela sua fidelidade.

5) Continue atento a TODAS oportunidades de mercado. Muitas vezes não temos tempo ou não damos a devida atenção a um potencial parceiro, fornecedor que oferece serviço inovador, etc. Não descarte nenhuma possibilidade antes de ouvir bem a proposta.

6) Lembre-se de fazer upselling, ou seja, oferecer serviços adicionais ao seu passageiro. Além de seguro e carro, ofereça passeios, entradas para teatro/show/jogos, experiências diferenciadas, etc…

 

Força e #VamosJuntos em 2016!