Estamos acostumados a fazer várias resoluções de ano novo, com a esperança de que neste ano vamos conseguir cumprir aqueles “desafios” que tanto desejamos, na nossa vida pessoal e também na vida profissional.

É um bom momento para programarmos essas mudanças, mas elas só acontecerão de fato se conseguirmos estipular algumas tarefas e prazos. Ninguém perde peso levando a mesma vida e nenhuma empresa muda sua realidade executando as mesmas rotinas. Então, hoje escrevo algumas dicas para que as empresas turísticas criem “resoluções de marketing turístico“, para melhorar suas ações de marketing em 2016.

1) Determine ações de acordo com a sua realidade: gestores de pequenas empresas (agências, operadoras, hotéis e pousadas) tendem a achar que não nunca  têm orçamento para campanhas de marketing, imaginando que o marketing está limitado aos anúncios publicitários, que demandam investimento alto. Mas já escrevi aqui no blog, que pequenas ações podem trazer bons resultados de vendas. Basta ter criatividade e buscar parceiros, veículos de mídia menos conhecidos, mas que atingem o seu público-alvo, dentre outras. Veja como fazer isso aqui.

 

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2) Trabalhe direito suas redes sociais: não basta ter um perfil no Instagram e Fan Page! Se você não planejar suas ações, determinando o que você busca em cada plataforma e que tipo de conteúdo vai entregar ao seu seguidor, sua empresa não vai colher bons resultados. Se desejar sabe um pouco mais, clique aqui.

3) Explore o marketing de conteúdo! É gratuito e dá MUITO resultado nas buscas orgânicas do Google. O conteúdo “é o Rei”, afirmam os especialistas. Ele é determinante, é um fator que diferencia as empresas. Assim, se sua agência navega bem pelo turismo gastronômico, produza conteúdo sobre esse assunto. Claro que vale também para intercâmbio, cruzeiros, Disney, turismo esportivo, etc. É simples, só exige um pouco de disciplina. Se quiser entender melhor, clique aqui.

4) Foque nas imagens e na boa apresentação. Estamos cada vez mais bombardeados de informações e olhamos para os anúncios, posts, notícias de forma superficial e rápida. Mas, as boas imagens despertam a nossa atenção. Capriche também nos materiais promocionais: folders, banners digitais, e-mail marketing, etc.

5) Programe a sua inauguração no universo dos vídeos. Sim, será cada vez mais importante e necessário. Os consumidores de uma forma geral prestam muito mais atenção nos vídeos do que nos textos. E, como não é uma coisa tão simples de se fazer, essa tarefa pode até ficar para prazo mais longo, mas ela só vai acontecer se você começar a planejar agora. Entenda melhor aqui.

Que 2016 seja um ano de inclusão de ações de marketing turístico, alguns ajustes e de muitos resultados. Comece já e bom trabalho!