A rotina puxada nas agências e operadoras de turismo muitas vezes impede que seus dirigentes parem para planejar as estratégias de curto, médio e longo prazos. Porém, essa tarefa é fundamental para qualquer empresa, independente do seu porte ou área de atuação, e ainda pode ser essencial para a sua sobrevivência, em tempos de tanta incerteza.

Costumo dizer que de forma simplificada definir estratégias  é estabelecer o caminho que a empresa tem que percorrer para chegar a uma situação previamente desejada. Ou seja, a empresa precisa sair do ponto A e chegar ao B. Esse processo é simples mesmo e existe técnica para definir esse caminho, mas a grande maioria dos proprietários de agências de viagens não consegue ter clareza de onde quer chegar e acaba se perdendo no caminho.

2016

Então, aqui vão 5 passos para você planejar as estratégias de 2016:

#1 – Defina a missão da empresa, ou seja, o seu propósito, para que essa empresa foi criada, bem como a visão de futuro e os valores norteadores.

# 2 – Estabeleça objetivos claros e quantificáveis: aumentar o número de clientes em 15%, por exemplo, pode ser um bom objetivo para compensar a queda do valor médio da compra dos seus clientes.

# 3 – Faça a análise SWOT, ou seja, coloque no papel as forças e fraquezas da sua empresa (aspectos positivos e negativos internos) e também as variáveis externas, que são as ameaças e oportunidades, que você não tem poder de influência, mas que afetam o seu negócio. Alguns exemplos: desvalorização do real, queda do poder aquisitivo do brasileiro, atentados terroristas na Europa, etc.

# 4 – Defina as estratégias – a direção estratégica está relacionada com os objetivos que a empresa deseja atingir num determinado espaço de tempo. Lembre-se de considerar seus pontos fortes e fracos e claro as variáveis externas também.

planejamento-estrategico-roteiro

# 5 – Desenhe o plano de ação, ou seja, como cada estratégia será colocada em prática, por quem e como.

Novamente, não é difícil, mas exige disciplina e principalmente ter a visão clara do seu negócio. Para mim, uma dica que funciona muito bem ao planejar as estratégias para minha empresa, é sair do escritório por um período para olhar de longe para o meu negócio.  Há quem precise da ajuda de profissional para  direcionar esse olhar. O que importa é que saibamos para onde ir e como chegaremos lá. Bom trabalho.