O que a PromPerú e Los Mendozitos têm em comum? Escrevi há duas semanas sobre a necessidade de buscarmos novas soluções, novos nichos de mercado e novas práticas de gestão. Não só porque vivemos um momento difícil, mas principalmente porque hoje as mudanças são frequentes e se não acompanharmos essa velocidade do mercado, dificilmente resistiremos por muito tempo…

Então, hoje decidi compartilhar dois cases que considero bem sucedidos e inspiradores: um destino turístico e uma empresa que vende vinhos. O que eles têm em comum? Ambos utilizam estratégias bem  promocionais bem diferenciadas e criativas.

Desde que li a notícia que o Peru ganhou prêmio da OMT pela inovação no marketing turístico, tenho acompanhado de perto seus passos. Aliás, costumo seguir empresas e destinos que considero referências de mercado, pois sempre podemos aprender com suas boas práticas.

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Esta semana começa a Peru Week, um evento bem inovador, que tem como objetivo divulgar o turismo e a gastronomia peruanos (veja a programação aqui). Organizado pela PROMPERÚ (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo) e o Escritório Comercial do Peru no Brasil, a Peru Week será realizada de 22/10 a 08/11 de novembro em 17 cidades, de 14 estados brasileiros. Nesse período, podemos degustar a gastronomia peruana com menus elaborados especialmente para a semana. E, de quebra, para quem gostou mas ainda não está saciado, operadoras de turismo e agências de viagens montaram pacotes de viagens ao Peru, em condições especiais. São 24 restaurantes peruanos e as 55 operadoras de turismo participantes.

Eu achei a promoção fantástica e inovadora, bem diferente do que sempre vemos no trade. Espero que outros destinos criem estratégias promocionais criativas, porque o turismo precisa disso e todos saímos ganhando. Para conhecer outras campanhas de marketing do Peru, clique aqui.

Los Mendozitos 2

E Los Mendozitos também surpreende pela criatividade. Trata-se de um food truck criado em 2014, para vender vinho de Mendoza nas ruas de São Paulo. Mas logo no início os três sócios começaram a receber convites para participar de feiras e eventos gastronômicos. Assim, o trio investiu em mais dois caminhões e algumas bicicletas e já está expandindo os negócios para o Rio, Brasília e Recife. Eles usam uma estratégia de marketing digital baseada no compartilhamento de imagens e geolocalização, para atrair a clientela. E onde entra o turismo? É que eles também montaram um roteiro bacana para quem quiser conhecer Mendoza (um dos sócios é de lá), que inclui vinícolas e muitas outras atividades.

Não é fácil pensar “fora da caixinha”. Mas aqueles que conseguem fazê-lo estão enxergando o lado cheio do copo. E acompanhar exemplos bem sucedidos já é uma forma de começar. #VamosJuntos!