Em meio à grande crise que vivemos, a ABAV Expo 2015 tem seu auge de participação de profissionais, com cerca de 30 mil visitantes, apesar de mais enxuta, com stands menores e algumas marcas que não apareceram. Todos buscávamos respostas, soluções, ideias inovadoras, alternativas para enfrentar as dificuldades, de preferência fórmulas milagrosas.

A abertura contou com a participação de celebridades, como Márcio Favila, da OMT, que ainda aposta no Brasil; governador Geraldo Alckmin, que tem incentivado o turismo paulista com a lei dos municípios de interesse turístico, Sr. Antonio Azevedo, presidente da ABAV Nacional, que reivindicou do Ministro do Turismo, Henrique Alves, algumas prioridades para o desenvolvimento da nossa atividade, dentre outros.

Como sempre, a Vila do Saber contou com ótimos palestrantes, que abordaram temas atuais e relevantes para os profissionais. Alguns stands, como o do Sebrae, estavam menores, porém mais  criativos.

futuro que queremos

Particularmente, fiquei me questionando: há quanto tempo esse modelo é reproduzido? Como fazer negócios e networking de forma diferente? Como impulsionar o turismo no Brasil, fazendo sempre as mesmas coisas, do mesmo jeito? E que turismo queremos no Brasil?

Um país com tanto potencial, mas com tantos gargalos básicos! Sr. Pedro Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens, deixou claro: os portugueses trocaram o Brasil pelo Caribe e Cabo Verde porque nossa hotelaria (principalmente no nordeste) está defasada; falta profissionalismo no setor turístico de forma geral e os serviços não são adequados para satisfazer o viajante atual; falta segurança e falta promoção do país.

As crises (inclusive as pessoais) servem para nos mover, para buscarmos novas ideias e novas soluções, até porquê muitos problemas são novos…. Não podemos passar por ela sem dor, mas sairemos fortalecidos. Muitos dos participantes da ABAV Expo estavam em busca de respostas…

É hora de repensarmos nossos negócios, focar nos segmentos mais rentáveis, buscar nichos ainda não atendidos de forma adequada, usar todos os recursos e ferramentas que estão ao nosso alcance para inovar e crescer. Boa sorte a todos!