É interessante observar no setor turístico que pouquíssimas empresas e destinos têm posicionamento claro de mercado. Isto não ocorre em todos os setores, mas no turismo é particularmente comum.

Quando pergunto, nos cursos ou nas consultorias, aos empresários ou gestores de destinos qual o seu diferencial competitivo, como você quer se posicionar no mercado, ou qual o público alvo almejado, poucos sabem responder.

Para que ver sua marca fortalecida, é fundamental refletir sobre essas questões. O posicionamento da empresa ou do destino turístico revela ideia central do negócio. É por meio da definição do posicionamento do mercado que seus clientes, fornecedores e parceiros reconhecem sua empresa e sua marca.

posicionamento

Posicionar-se significa buscar a singularidade. Verifique se sua empresa ou destino faz as seguintes “lições de casa”:

1) Criação de diferencial competitivo – muitos empresários afirmam que o atendimento é o seu diferencial. Discordo. Além do bom atendimento ser pré-requisito para qualquer serviço, o cliente só perceberia esse diferencial depois que passasse por todos os concorrentes, coisa que não ocorre. Qual é o seu diferencial de fato?

2) Construção e consolidação da sua marca – devem ser feitas com coerência com o seu diferencial. É fundamental que esse diferencial seja percebido pelos clientes e potenciais clientes.

3) Monitoramento sistemático – do mercado, concorrentes, mudanças de comportamento dos viajantes, etc. É importante fazer ajustes no posicionamento quando necessário.

Pense nisso. É justamente em tempos de crise que precisamos nos apoiar em todos os recursos e ferramentas que fortalecem nossa empresa. Bom trabalho!