Todos sabemos que os viajantes estão consultando diversas plataformas digitais para decidir e planejar sua viagem,  mas um recente estudo da PhoCusWright, empresa especializada em pesquisas do mercado turístico, revelou algumas informações importantes sobre compras online, que indicam grandes oportunidades para agências de viagens.

Os dados foram apresentados no webinar Connecting With Today’s Online Leisure Travel Shopper”. Aqui vão alguns pontos destacados e que merecem a atenção dos profissionais do turismo:

1) Existe grande diferença no padrão de comportamento dos consumidores, de acordo com a idade.

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2) Há predominância do uso do computador pessoal, apesar do crescimento expressivo dos dispositivos mobile.

3) Em 2015, as compras online de viagens por meio de dispositivos móveis vão ultrapassar US$ 100 bilhões.

4) Falta compreensão dos profissionais de marketing turístico, em relação ao caminho percorrido pelo internauta desde a pesquisa até a compra.

Atualmente vemos enxurradas de artigos e estudos que mostram um cenário conturbado para o agente de viagens. Mas quero enfatizar aqui as oportunidades para agências de viagens, apontadas no webinário desta importante empresa:

1) Os turistas de poder aquisitivo mais alto tendem a buscar agências offline para planejar e comprar viagens mais complexas, ou seja, produtos personalizados e ricos em detalhes.

2) Os consumidores de 45 a 54 e faixas acima também, consultam a internet para planejar a viagem a partir de computador, tablets e smartphones, mas a porcentagem de compra online é bem inferior à faixa de viajantes mais novos.

3) Jovens de 25 a 34 anos compram, majoritariamente, através dos seus tablets e smartphones.

Não é o fim dos tempos. Mas um tempo novo, que exige que encontremos soluções para tornar a experiência do nosso cliente cada vez melhor. Boa sorte!