No início do mês, já com o dólar acima dos três reais, o blog Melhores Destinos (um dos mais acessados no Brasil) publicou resultados de uma pesquisa realizada com mais de 17 mil pessoas, sobre seus planos de viagens, depois da super desvalorização do real.

A primeira ideia que temos é que muita gente vai deixar de viajar para o exterior, em função do aumento significativo do custo da viagem. Mas a pesquisa mostrou que não é bem assim. Vamos aos resultados.

Praticamente 50% dos respondentes mantém os planos de viajar ao exterior, mas buscam reduzir o custo da viagem, ou viajando para destinos mais baratos ou diminuindo a duração da viagem.

 

É interessante observar que 25% dos entrevistados não mudaram seus planos e que praticamente 15% resolveram, diante das circunstâncias, viajar pelo Brasil.

Também havia uma pergunta sobre os motivos pelos quais o entrevistado viajaria mais no Brasil. E para 75% deles o custo de passagens, hospedagem, alimentação e passeios teria que ser mais acessível. Ou seja, o viajante brasileiro ainda acha que, mesmo com a alta do dólar, as viagens domésticas são muito caras. É clara a preferência pelas viagens internacionais. Particularmente, penso que há outros fatores subjetivos e muitas vezes que nem são percebidos, como ter contato com cultura e língua diferentes, saborear gastronomia que não é comum (quantas pessoas você conhece já foram para Argentina só para comer carne?), e também passar pelo Duty Free.

Também foram apontados como barreiras a falta de segurança nos destinos (23%), a sensação de exploração (22%), as condições dos aeroportos e estradas, a nossa infraestrutura turística, e por aí vai…. Menos de 2% dos leitores afirmou que não viajaria pelo Brasil em hipótese alguma.

É importante atentar para essas informações, uma vez que vivemos um momento crítico, com crise econômica e muita instabilidade política. Já falei que vamos precisar fazer muito mais esforços em 2015, para garantir os mesmos resultados dos anos anteriores. Então, a sacada é a resposta para a seguinte questão: o que é que você vai oferecer aos seus clientes?

Se você quiser ler o post com mais informações sobre a pesquisa clique aqui.