São tantas notícias ruins: aumento do preço da gasolina, da tarifa de água e de luz, e ainda, com racionamento e apagões…  Perspectiva de recessão da economia, com alta do dólar, da taxa de juros e inflação. Tudo agravado com a crise política, com tantos escândalos e  agravada e roubalheira no Petrolão…  Enfim, diversos alertas que mostram que estamos vivendo uma fase difícil e que não temos outra escolha, além de buscarmos criatividade.

Os noticiários (tv, rádio, jornal, etc.) nos apresentam esses fatos desanimadores diariamente. É um banho de água fria para os empreendedores, que ficam tensos diante de tantas incertezas. E é mais insegurança para os colaboradores.

No entanto, não nos resta alternativas. Temos que ser criativos e fazer esforços extras para garantir o mesmo faturamento dos anos anteriores. Fazer o que sempre fizemos, ou seja, continuar com a mesma rotina, as mesmas ações, não será suficiente para atravessarmos esse período de crise.

O que seriam essas alternativas:

1) Buscar parceiros, que ofereçam serviços parecidos ou complementares, para realizar ações promocionais.

2) Trabalhar com nichos específicos (leia o post “Segmentação para agências de viagens – qual é o seu público?), que não são atendidos de forma satisfatória.

3) Criar viagens/pacotes mais econômicos, mesmo que impliquem em menor duração no destino. Há milhares de pessoas que vão continuar viajando em 2015, mas que têm receio de gastar/investir dinheiro nesse momento.  Então, use a criatividade para oferecer viagens nacionais, ou para países próximos.

4) Facilitar, na medida do possível, o pagamento das viagens. Brasileiros adoram parcelar suas compras. Se o valor da parcela for pequeno, o cliente ficará mais inclinado a comprar, diante do cenário nebuloso.

5) Usar e abusar das ferramentas gratuitas para promover sua empresa e seus produtos. Sugiro Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn (para agências corporativas) e e-mail marketing criativo.

Não desanime. Os brasileiros vão continuar viajando muito. Mas, não se acomode. A crise econômica está alterando o humor de muita gente, reduzindo a propensão de gastos.

A boa notícia é: a previsão para 2016 é de crescimento pequeno do PIB, algo em torno de 1 a 2%.  Então, força e criatividade para atravessar a crise. Vamos juntos!