A promoção e a venda online de viagens, hotéis, bilhetes aéreos e carros  já são bem comuns e ganham mais adeptos a cada ano. A última conferência da Phocuswright, realizada no final de 2014, em Los Angeles, apontou um novo segmento que deve usar a tecnologia para atrair a atenção do viajante e melhorar sua experiência antes, durante e depois da viagem: os destinos turísticos.

Os destinos turísticos, segundo especialistas, têm o desafio de interagir com os turistas durante as viagens, utilizando principalmente a tecnologia mobile.

Por meio dos smartphones, os consumidores apontam suas preferências e recebem dicas de passeios, tours, restaurantes, baladas e etc. Já existem vários sites que vendem passeios pelo mundo afora, beneficiando diversos pequenos prestadores de serviços receptivos. Mas isso ainda é pouco.

Há quem defenda a necessidade de interação humana do turista com os destinos e seus fornecedores durante a estada. Mas, a expectativa é que em 2016 cerca de metade das compras online dos  millenials será feita por dispositivos móveis.

Portanto, as discussões apontam para a necessidade do destino interagir com os viajantes, assim como as empresas, durante a viagem. É importante oferecer possibilidades de personalização, apresentar experiências locais e usar a tecnologia para contar histórias de forma interativa e interessante.

Assim, toda a cadeia terá que ser envolvida: atrativos, atividades, guias, restaurantes, receptivos, etc, que são os segmentos que ainda exploram muito pouco a tecnologia.

A viagem certamente será melhor aproveitada, já que a tecnologia permite personalizar os serviços, que estão ali na mão. Os viajantes agradecem!