Quando um novo ano começa, sempre temos esperança de que será um ano diferente, próspero, cheio de conquistas. Mas, os economistas são unânimes sobre as perspectivas para 2015: ano de ajustes, de muito trabalho e de muitas incertezas.

Nesse sentido, é importante ter ideias novas ou produtos novos para buscar alternativas de mercado e não ficar dependendo dos mesmos clientes. Seguem abaixo 3 resoluções de Ano Novo para gestores e empreendedores enfrentarem 2015:

1) Encare as dificuldades como oportunidades – se pensarmos que a Localiza foi criada em plena crise do petróleo, quando também não se vendia combustível nos finais de semana, podemos imaginar que os fundadores da locadora de automóveis eram malucos ou não tinham nada melhor para fazer….. Assim, recomendo analisar o cenário, entender quais os segmentos de público que estão consumindo mais, o que sua empresa pode oferecer e desenhar um plano de ação para que sua ideia torne-se um sucesso.

2) Inove sua carteira de produtos/serviços – em tempos de economia estagnada, é importante inovar para se diferenciar dos concorrentes. Crie serviços e experiências turísticas diferenciadas para oferecer aos viajantes.

3) Controle suas finanças – não sabemos até quando esse período de “ajustes” vai durar, então é importante controlar muito bem as finanças da empresa e garantir o equilíbrio financeiro no médio/longo prazo.

Espero que 2015 seja uma boa surpresa para todos nós e também para os pessimistas de plantão. Temos a nosso favor o excelente desempenho do turismo nos últimos anos. Nunca o brasileiro viajou tanto como agora e ainda há um mercado enorme de pessoas que sonham em viajar.

Que venha 2015!