O fim do ano chega e não há como escapar  daquele balanço que fazemos nesta época do ano: o que deu certo, o que foi bom, o que poderia ter sido melhor e o que definitivamente não deveria ter acontecido. Acho interessante avaliar os aspectos positivos e negativos desse ano que está acabando, mas considero fundamental planejar o que queremos ver acontecer no ano que está entrando.

Assim como as metas de parar de fumar ou emagrecer só funcionam se realmente nos empenharmos para isso, as metas corporativas só serão atingidas se você elaborar um roteiro, um plano de ação, e se comprometer em executá-lo.

Por onde começar?

Respondendo essas 5 perguntinhas “simples”, mas essenciais para traçarmos um bom caminho:

1) O que queremos? – esta pergunta define seus objetivos. É interessante que eles sejam claros, realistas e quantificáveis. Exemplo: queremos aumentar o faturamento em 10% em 2015.

2) Onde estamos atualmente? – neste item você faz a análise SWOT, identificando os pontos fortes e fracos da empresa e analisa o cenário, observando as variáveis externas positivas (oportunidades) e negativas (ameaças), que influenciam no seu desempenho.

3) Como podemos chegar lá? – aqui você define os caminhos: quais as ações devem ser executas para atingir os objetivos e metas estabelecidas, quais os produtos ou nichos serão explorados, ou ainda quais os canais de venda serão implementados.

4) Até onde chegamos? – posto tudo em prática é hora de avaliar os resultados, corrigir as ações que não tiveram êxito e replanejar para o próximo período.

Os economistas são unânimes em afirmar que 2015 será um ano difícil. Todos os indicadores econômicos apontam nessa direção. Portanto, mais do que nunca temos que definir estratégias competitivas para superar esse período de crise. Afinal, não será a primeira e nem a última que enfrentamos, certo?

Desejo a você Feliz Natal e que 2015 seja um ano repleto de conquistas, resultados, realizações e alegrias. Que possamos caminhar juntos e colher muitos frutos! Feliz 2015!!!