A febre da Black Friday neste ano me surpreendeu. Sabia da euforia que o evento causa nos americanos, e com razão, afinal os preços despencam. Mas a fúria com que muitos brasileiros foram às compras, me chamou a atenção. Somos um povo consumista e o turista brasileiro é um dos que mais gasta no mundo.

Sabemos que milhares de brasileiros têm viajado para fazer compras, principalmente nos Estados Unidos e que mesmo que esse não seja o objetivo principal da viagem, todos nós escapamos para uma comprinhas, não é?

Nas viagens aos Estados Unidos, as compras representam a principal motivação para 92% dos brasileiros. Dá para entender, afinal a relação custo-benefício vale muito a pena! Não vou discutir questões tributárias, quero falar de viagens de compras. Um segmento que cresce, a cada ano, mesmo com aumento do dólar e do euro.

Além dos Estados Unidos, tem sido procurados para viagens de compras, o Panamá, Dubai e Hong Kong. Para os brasileiros, os destinos de compras favoritos, respectivamente, são: Orlando, Miami, Nova York, Paris, Buenos Aires, Santiago e Lisboa.

Uma pesquisa feita pelo Departamento Comercial dos Estados Unidos revela que as atividades preferidas dos brasileiros, em visita ao país, são: fazer compras (92%),  passeios turísticos (72%) e visitar parques e atrações (35%).

E o que oferecer a esse viajante de compras? É importante antecipar suas necessidades, recomendar hotéis bem localizados para quem viaja com essa finalidade, incluir serviços de traslado para os principais shoppings e outlets, oferecer cupons de desconto, dicas do duty free,  além claro, de dar dicas de passeios, restaurantes, vida noturna, etc. Também procure se informar sobre aspectos de segurança para orientar seu cliente, pois correm muitos assaltos com compradores brasileiros. Certamente ele te agradecerá!