O mercado de luxo vive em transformação. Antigamente, produtos de luxo eram destinados somente às pessoas muito ricas, às classes tradicionais. Hoje, há jovens milionários, com menos de 30 anos, que podem se dar ao luxo de ter acesso aos mais diversos bens e serviços que lhe agradam e muitos deles do universo do turismo.

Para Ricardo Ojeda Marins, especialista no mercado de luxo, define: “Luxo é o privilégio da experiência. É a oportunidade especial de obter um bem sofisticado, vivenciar um momento especial, uma viagem ou apenas ter liberdade”.

No nosso imaginário, turismo de luxo está sempre relacionado com hotéis requintados, restaurantes caríssimos, lojas exclusivas, jatos particulares, etc. Mas, concordo com Ricardo Marins, que os consumidores com altíssimo poder aquisitivo, buscam muito mais que hotéis de grifes, eles buscam vivências e experiências totalmente exclusivas, limitadas a alguns poucos sortudos. Um safári no deserto, seria um exemplo. Mas não um safári comum, estamos falando de um verdadeiro acampamento de luxo, com todo conforto possível, inclusive cama queen size e ar condicionado, apenas para uma família ou grupo de amigos. Quem tem acesso a esta experiência? Pouquíssimas pessoas, e é justamente essa exclusividade que atrai os clientes interessados em viagens de luxo.

Esse viajante busca, além do conforto, do prazer de saborear uma boa refeição, acompanhada de um bom vinho, lugares pouco explorados e que podem proporcionar surpresas, que ao serem vividas se transformam em momentos especiais. Portanto, o conceito de viagens de luxo não está necessariamente atrelado à ostentação.

Assim, a agência de turismo deve estar preparada para compreender esses desejos do cliente, que muitas vezes nem são percebidos pelo próprio cliente. É claro que existe aí um desafio, mas também grandes oportunidades.

Segundo estimativas do Euromonitor Internacional, conceituada empresa de pesquisa, até 2020 o segmento da população brasileira com renda bruta anual acima de US$ 150 mil vai crescer 46,3%, atingindo 1,4 milhão de pessoas. Trata-se de um segmento bem significativo, que merece toda a atenção dos profissionais do turismo. Afinal, não é a toa que diversas grifes internacionais desembarcaram por aqui.

Mas, os profissionais devem se preparar para atender esse cliente, ultra exigente. Deve ter boa cultura geral, saber identificar os desejos desse passageiro e principalmente escolher os fornecedores que vão entregar os serviços à altura da expectativa. Você tem esse perfil? Já pensou nisso?

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