Você já sabe que o marketing tradicional já não é mais tão efetivo. O viajante atual, muito bem informado e super exigente não se convence apenas com anúncios. Ele procura informações sobre fornecedores antes de tomar qualquer decisão. Assim, é necessário que sua empresa faça algo a mais para criar credibilidade e confiança. E o marketing de conteúdo é uma excelente estratégia para isso!

E o que é marketing de conteúdo? Consiste em disponibilizar conteúdo útil e valioso ao seu público alvo, no formato de textos, vídeos, imagens e infográficos, para atrair, envolver e conquistar novos clientes. Provavelmente você já deve ter visitado algum site, que em troca de algumas informações como nome e e-mail, você pôde baixar um e-book ou outro tipo de material educativo que fosse do seu interesse. Leia também o post “Marketing de Conteúdo – para quê serve?”

Essa estratégia está surtindo muitos resultados para empresas que têm boa presença online. E já falamos aqui, por diversas vezes, que estar presente no ambiente virtual é fundamental para permanecer no mercado.

E como uma empresa do setor turístico pode explorar o marketing de conteúdo? Primeiramente definindo quais são seus objetivos e o que seu público alvo busca. A partir daí, pode-se planejar a criação do conteúdo que atenda às necessidades desse cliente  e diposnibilizar em diferentes canais, tais como: site, blog, Facebook, e-mail marketing, Instagram, Youtube, webinários e newsletter.

Uma agência de turismo, por exemplo, pode criar roteiros ou guias e disponibilizá-los para seus clientes e potenciais clientes, em troca de seus dados.  A troca é feita na base da recompensa, pois o usuário precisa perceber que vai receber algo realmente útil.

Gerar conteúdo original tem grandes vantagens. A primeira delas é que o seu site ou blog ficará muito bem posicionado no Google. Outra vantagem é o investimento é bem menor que na publicidade tradicional. E de quebra, seu público acaba reconhecendo sua empresa como referência, autoridade em determinado assunto. E isso é fundamental para criar a tal credibilidade que falamos no início do post.

Se você não quer ficar para trás, pense bem nisso. Se precisar de ajuda, conte conosco e se quiser aprofundar, leia também o artigo “5 Dicas para Criar Conteúdo Atraente”