É inevitável emitirmos opinião sobre a Copa 2014! Todos ficamos orgulhosos quando foi anunciado que o Brasil sediaria o Mundial. Muitos de nós, profissionais do turismo, nos esforçamos e trabalhamos para desenvolver produtos e soluções específicos para este grande evento. Mas, durante a copa das Confederações, assistimos e apoiamos (mesmo sem manifestar nossa opinião) as grandes manifestações e até chegamos a pensar que nosso país estava vivendo um momento inédito, único, que mudaria de vez nossa posição diante de tanta corrupção, violência, etc….

A Copa chegou. Algumas seleções começam a desembarcar no país. Os turistas também estão chegando e as greves e manifestações estão pipocando por todos os lados. Conversando com diversos profissionais, em várias cidades, noto que estamos divididos. Temos vergonha pela ineficiência brasileira: tantas obras inacabadas, estádios feitos à pressa, aeroportos improvisados e tudo mais. Por outro lado, temos vontade de gritar, de vibrar com a nossa seleção, de ser destaque mundial pelo menos em um único quesito….

Também não concordo com as atitudes tomadas pelos governantes, com todo esse improviso, com a falta de profissionalismo das ações realizadas: obras, capacitações, que na realidade não aconteceram, comunicação equivocada, etc. Não é à toa que muitas empresas já não querem mais vincular sua imagem ao Mundial.

Por outro lado, penso que não podemos jogar tudo para o alto agora. Teremos o mundo todo de olho no Brasil e se não recebermos os visitantes (que não têm nada a ver com os problemas brasileiros), se não correspondermos às expectativas e necessidades da imprensa, não teremos nada para colher ….

Como brasileira, estou dividida: digo não à tanta corrupção, à tanta roubalheira, à política econômica oportunista e a tantas outras coisas. Como profissional, torço para que nossa infraestrutura funcione adequadamente, que as empresas turísticas recebam bem os milhares de turistas e que todos levem uma boa imagem do nosso país. Pelo menos assim, num futuro próximo poderemos ter esperanças de colher alguns resultados. E você, o que acha? Vai ser um sucesso ou um fracasso?