O Facebook ainda é a mídia social mais importante para se construir presença online, apesar dos jovens buscarem outras redes sociais, com outros formatos. Mas como acompanho diversas páginas de agências de turismo e operadoras, acabo vendo muitas postagens parecidas, muitas vezes idênticas, pois são materiais enviados pelas operadoras que são replicados pelas agências.

Assim, resolvi escrever 06 dicas práticas para otimizar sua perfomance no Facebook. Vamos lá:

1) Já disse muitas vezes que o conteúdo é a chave do sucesso. Pare e pense: que tipo de conteúdo meu cliente gosta de receber? Definido isso, utilize a regra: para cada 5 postagens, apenas uma pode apresentar conteúdo institucional e promocional da sua agência. Ou seja, você posta 04 conteúdos relevantes, assuntos que o seu fã gosta de saber para 01 conteúdo da sua empresa.

2) NÃO poste ofertas/produtos com frequência! É como ouvir uma rádio que só toca anúncios e não música. Anunciar produtos, promoções, etc só vai cansar o seu fã e ele pode descurtir a página.

3) Escreva textos curtos, de até 100 caracteres e sempre coloque imagens. As fotos sem comentários também não surtirão efeito, portanto é um desperdício de trabalho.

4) SEMPRE responda às perguntas dos fãs rapidamente. Nos meus cursos ensino os alunos a programarem os posts em várias redes sociais para facilitar o trabalho. Mas, isto não significa não monitorar a página. Os fãs querem respostas rápidas!

5) Escreva posts que estimulem a participação dos fãs, como mensagens com perguntas. Esse tipo de conteúdo costuma ter 92% mais comentários do que outros. Deixe sempre a pergunta por último.

6) Reflita bem antes de decidir investir em Facebook Ads (anúncio para aumentar a base de fãs), pois o que realmente importa é ter seguidores que querem ouvir o que sua empresa tem para dizer. Não basta ter uma base grande de fãs, se eles não tiverem interesse pelos seus serviços.

É isso! Dicas rápidas e práticas para otimizar o seu trabalho com o Facebook! Gostou? Você tem alguma dica para nos passar?