Todo mundo gosta de saber quais são as tendências de mercado. Essa palavra “tendência” nos chama a atenção, porque estamos sempre querendo antecipar o futuro, claro. No mundo dos negócios, ter informação sobre o cenário futuro é fundamental para o planejamento e tomada de decisões.

No turismo, também existem algumas previsões, basta analisar alguns dados.

De acordo com a OMT, as viagens internacionais crescem 5% em 2013, totalizando 1,087 pessoas viajando pelo mundo, apesar da crise econômica enfrentada por alguns países. Os destinos que mais cresceram em 2013 foram Ásia e Pacífico, África e Europa.

Em números absolutos, a Europa continua recebendo o maior número de turistas internacionais, mas existe a clara tendência de aumento das viagens para os destinos asiáticos. Sua empresa está preparada para vender esses destinos?

Para agências que trabalham com receptivo e os destinos turísticos que recebem estrangeiros, vale pensar em estratégias para captar turistas russos e chineses, pois o crescimento desses visitantes no Brasil tem sido realmente interessante. Entre 2010 e 2012 o número de turistas russos visitando o Brasil cresceu 150%. E 97 milhões de turistas chineses viajaram pelo mundo em 2013.

Impossível falar de tendência e não mencionar as tecnologias que estão, já há algum tempo, revolucionando o modo de comprar viagens e viajar. Todo mundo sabe que as redes sociais  têm forte impacto na decisão dos consumidores e os aplicativos facilitam muito a vida dos viajantes. Mas vai ganhar mercado a empresa que melhor utilizar a tecnologia para personalizar a venda de produtos turísticos.

As operadoras e agências que conseguirem usar mais informação para direcionar produtos para cada perfil,  mais terá a oferecer aos seus clientes.

O papel do atual agente de viagens é dar informações relevantes de acordo com o perfil e desejos dos clientes. Existem diversas opções de viagem disponíveis no planejamento de viagens, portanto, nada mais importante do que tornar acessível o conteúdo extremamente relevante para os turistas. A personalização é a bola da vez!

O vídeo da Amadeus dá um gostinho desse futuro. Bem vindo a bordo! Assista aqui.

Leia também o post “Os 20 Destinos Mais Visitados em 2013“.