Duas de cada dez viagens internacionais são realizadas por jovens entre 16 a 30 anos, segundo a OMT – Organização Mundial do Turismo. Este é um dos segmentos que mais cresce em nível mundial e também um dos mais ávidos por viagens. Esses jovens, conhecidos como Millennials, nascidos entre o começo dos anos 80 até início dos anos 2000, tem um estilo de vida e perfil de consumo que estão provocando grandes mudanças no setor turístico. Não é a toa que a OMT afirma que este segmento é a mais importante força transformadora atualmente. Então, vale a pena conhecer melhor como eles pensam, compram e o que valorizam numa viagem.

Diferentemente das gerações anteriores, os Millennials começaram a viajar com suas famílias quando eram pequenos e incorporaram as viagens como algo fundamental no seu estilo de vida, pois elas permitem o relacionamento com outros países, pessoas e culturas diferentes.

De acordo com as estimativas da OMT, até o ano 2020 serão 300 milhões de viagens internacionais feitas por pessoas com até 30 anos, em comparação com os 187 milhões em 2010. Portanto, esse nicho representa uma grande oportunidade para o futuro do setor turístico. Empresa e destinos que não se preparem podem perder espaço no mercado, caso não tenham flexibilidade abertura suficiente para atender às necessidades desses consumidores.

Para os Millennials, os fatores relevantes ao escolher um hotel, por ordem de importância, são: localização, serviço ao cliente, reputação, relação custo/benefício, qualidade e segurança.

A Amadeus realizou um estudo (Amadeus Big Data Report) que relata o seguinte:

• Os Millennials consultam 10,4 fontes online antes de comprar;

• 75%  deles tem conta em redes sociais;

• 83% dormem com o smartphone ao lado da cama;

• 84% afirma que o conteúdo gerado por outros turistas nas mídias sociais afeta suas decisões de viagem;

• 57% atualizam seu status nas redes sociais diariamente.

Podemos afirmar que empresas e destinos que ignoram esse público alvo estão, na verdade, ignorando o futuro. Você não quer ficar de fora, quer?

Sobre esse assunto, leia também “Geração Y e Turismo” e também “Os Millennials e o Futuro das Viagens”