Ano novo começa e nós sempre temos mais esperança de que seja um ano melhor, mais produtivo  e com mais realizações. Este ano é atípico, pois sediaremos a tão esperada Copa do Mundo e teremos eleições logo em seguida. Não bastassem esses fatos, ainda vivemos uma situação de insegurança em relação à economia, pois o Brasil já não conta mais com toda aquela pompa de emergente, o nosso real vai aos poucos se desvalorizando, ao mesmo tempo em que a inflação vai aumentando. Então, como será 2014?

Bem, a Copa já está aí. Faltam apenas 149 dias para o Mundial. Estão previstas manifestações, mas também temos a certeza de que muitos estrangeiros e brasileiros assistirão aos jogos nos estádios, nos bares, nas Fun Fests, etc.

Achei interessante a pesquisa realizada pelo blog Melhores Destinos com 3.770 leitores, sobre o que eles gostariam de fazer durante a Copa. Eu imaginava que muitas pessoas (assim como eu, que não gosto de futebol) gostariam de viajar para fora do país. Para minha surpresa, 70% dos turistas pretendem sair do país durante a Copa e os motivos são diversos, mas principalmente eles esperaram promoções das companhias aéreas.

Cerca de 19% dos entrevistados pretendem ficar em casa para assistir aos jogos e apenas 8% querem viajar pelo Brasil durante a Copa.

Ora, com exceção das agências que trabalham com receptivo, que devem se preparar para a chegada dos turistas, as demais devem ficar atentas à essa tendência e buscar atender seus clientes da melhor forma possível.

No campo da economia, esperamos uma ano difícil, com subida da taxa de juros, alta do dólar e queda na produção industrial. Temos que nos preparar para o segundo semestre, quando acabar o oba oba da Copa.

E quanto aos destinos turísticos que serão mais procurados em 2014, o site da Lonely Planet indica: Paris, Trinidad (CUba), Cidade do Cabo (África do Sul), Riga (Latvia), Zurich (Suiça), Shangai (China)…. e por aí vai…. Quer ver a lista completa? Clique aqui!

E se você ainda não fez o seu planejamento para 2014, não perca o post “5 dicas para planejar 2014“.

Que 2014 seja um ano produtivo e maravilhoso para todos nós!