Já comentei em diversos posts que a internet revolucionou a forma como as pessoas se relacionam, estudam, buscam informações, socializam e compram os diversos produtos e serviços disponíveis no mundo online. Esta tendência é irreversível e observo a intensificação de sites, plataformas, aplicativos, jogos, redes sociais e uma infinidade de endereços eletrônicos que influenciam pessoas e organizações.

Pensando nessa abundância de informação e possibilidades, separei três tendências de negócios que considero bastante relevantes para empresas inovadoras:

  1. Tecnologia Móvel

Ok a internet proporcionou a difusão e democratização da informação. Mas a tecnologia móvel é a grande protagonista dos nossos tempos. Os smartphones, principalmente, permitem que os consumidores façam buscas, compartilhem informações, se divirtam, e adquiram produtos e serviços, em qualquer lugar, a qualquer momento. TODAS as empresas devem contar com sites que sejam funcionais para quem os acessa de tablets e smartphones, os chamados sites responsivos (que ajusta o site à resolução de qualquer aparelho). Este tipo de site ajuda muito no processo de conversão do visitante em cliente e ignorar este pequeno detalhe significa ignorar centenas de milhares de consumidores.

2. Conteúdos múltiplos

Além dos celulares, vivemos rodeados de uma enorme gama de dispositivos, o que obriga as empresas a adaptarem suas mensagens aos diferentes formatos das plataformas existente no mercado atual. É fundamental adequar a linguagem e a mensagem aos diversos canais. Entender o que o internauta busca no site, o fã no Facebook ou que o chama atenção do seguidor no Twitter é decisivo para ter audiência e atingir os resultados esperados.

3. Integração de canais

Assim como as empresas com lojas físicas estão migrando para o ambiente online, lojas virtuais estão fazendo o caminho inverso, para poder atender aos diversos públicos e às diferentes demandas. Todos os canais de distribuição (loja física, loja online, distribuidores, terceirizados, etc.) devem estar integrados e em sintonia. Da mesma forma, os canais de divulgação (mídia impressa, mídia online, redes sociais, etc.) também devem buscar atingir o mesmo objetivo de comunicação estabelecido pela empresa! Para isso, é preciso ter foco!

É claro que existem outras tendências e outras formas de tornar sua empresa inovadora. Aqui listei as três principais. Espero que você as implemente na sua empresa! Bom trabalho!