Nesta semana acontece o mais importante evento do setor turístico no país, a Feira das Américas, promovida pela ABAV. A feira reúne, além de agentes de viagens e operadores, hoteleiros, consultores, marketeiros, gestores de destinos e diversos outros profissionais. No sábado e domingo são esperados milhares de viajantes, que buscam informações e orientações para adquirir sua próxima (ou primeira) viagem.

É interessante observar como as viagens se tornaram um bem de consumo na vida moderna. As viagens sempre fizeram parte da vida de diferentes povos, pelos mais variados motivos: negócios (comércio), lazer, estudos, religião, saúde, esportes, etc.. Desde a Antiguidade o homem viaja para trocar, aprender, comprar, visitar amigos e parentes, rezar, conquistar, buscar a cura e etc. Mas, é na segunda metade do século XX que as viagens de lazer ficaram populares, à medida que ficaram acessíveis a uma grande parte da população, principalmente nos países desenvolvidos.

Viajar ficou, então, cada vez mais presente na vida das pessoas e os destinos mais consagrados recebem fluxos enormes de visitantes. Assim, conhecer cartões postais como Corcovado, Torre Eiffel, Coliseu, Vaticano, Estátua da Liberdade e muitos outros, ficou ao mesmo tempo mais fácil e menos interessante (a experiência que se tem nesses pontos turísticos não é tão prazerosa, em função das filas e dos aglomerados de alguns destinos turísticos).

Atualmente, viajar virou quase uma necessidade em diversas classes sociais, pois além de proporcionar experiências incríveis, as viagens também dão status… Há pessoas que buscam conhecimento, diversão e prazer nas viagens. Outras tentam aliviar a pressão da rotina, e também há quem procure compensar a ausência às pessoas queridas com uma viagem. Não importa o motivo, todo mundo quer viajar. Particularmente, gosto da definição de Krippendorf, que afirma:

 “VIAJAR É QUERER DAR FORMA À ALEGRIA DE VIVER. NÃO SE DESEJA APENAS APROVEITAR O TEMPO LIVRE, EXPRESSÃO QUE DEFINE COMO LIBERAÇÃO TEMPORÁRIA DO TRABALHO, MAS DE “FÉRIAS”…, CUJA ORIGEM LATINA “FERIA” SIGNIFICA “FESTA, CELEBRAÇÃO”

Não importa o motivo e nem o perfil do cliente. Existem diversos tipos de experiências e vivências disponíveis no mundo afora: desde as viagens “padronizadas” e “empacotadas” até as viagens mais exclusivas e inusitadas. Há milhares de consumidores brasileiros ávidos por uma bela viagem, assim como há inúmeras oportunidades no mercado.  Basta saber qual é a sua expertise e entender muito bem as necessidades do seu público alvo! Bom trabalho, bons negócios e boas viagens!