O seminário organizado pela EMBRATUR nesta semana, para discutir a competitividade do turismo no Brasil, reuniu diversos dirigentes das mais importantes organizações do trade. Apesar de não ter participado, mas acompanhando notícias, fica fácil perceber que existem diversos desafios a serem enfrentados pelo governo e pelo trade, para que o turismo brasileiro seja mais competitivo, já que atualmente ocupa a 51a posição no ranking mundial.

Índice de Competitividade Turística foi desenvolvido e publicado pela primeira vez em 2007 pelo Fórum Econômico Mundial. O índice mede os fatores que atraem investimentos ou desenvolvimento de novos negócios no setor turístico de um determinado país. Portanto, o índice não deve ser confundido com uma forma para medir a atratividade do país como destino turístico, mas sim sua capacidade de incentivar o desenvolvimento do turismo como atividade econômica.

O índice brasileiro médio de competitividade é de 4,37 e perdemos para Eslôvenia, Panamá, Lituânia, Bulgária e muitos outros países. (Leia o post Competitividade do Brasil no Turismo Global, para conhecer os principais números).

A atual discussão da competitividade do turismo no Brasil é legítima e está focada, principalmente, nos setores aéreo e hoteleiro. Mas basta ser brasileiro e estar atento aos acontecimentos recentes na economia e na política do país para perceber que o custo Brasil não interfere apenas nestes dois setores. Brasileiro viajar para o exterior (e estrangeiro prefere outros países ao Brasil) porque todos os preços são altos: da alimentação ao transporte aéreo, do táxi ao passeio barco, das compras (varejo em geral) aos souvenires. E nem estamos mencionando a qualidade dos serviços….

O custo de vida no Brasil está alto é não é de hoje! Estamos perdendo competitividade no turismo há anos! E para reverter esta situação, o governo deverá fazer a dura lição de casa de propor a reforma tributária, reduzir gastos, aumentar investimentos, investir pesado na educação, enfim, todas as propostas que estão colocadas nas diversas manifestações que ocorrem pelo país afora.

Não dá para ter turismo mais competitivo se a economia, de uma forma geral, não for mais competitiva! E, enquanto isto não acontecer, muitos brasileiros darão preferência aos destinos turísticos internacionais e muitos estrangeiros evitarão o Brasil, por uma simples questão de custo! Você já fez a conta?