Apesar de relevante, poucas empresas turísticas têm a prática de realizar pós-venda com seus clientes. O pós-venda de serviços turísticos é caracterizado como atendimento após o consumo do produto, ou seja, após a viagem de lazer ou corporativa. As ferramentas disponíveis na internet possibilitam a aproximação de empresas e consumidores e facilitam a realização desta tarefa.

O trabalho com pós-venda não deve ser entendido apenas para verificar se houve falhas ou problemas durante a viagem e/ou com algum fornecedor específico. Ao contrário, este serviço é importante também para identificar procedimentos que devem ser aperfeiçoados, dicas de produtos/serviços que devem ser incluídos, fornecedores que devem merecer mais atenção e aqueles que devem ser substituídos.

Podem ser utilizadas diversas ferramentas digitais para realizar ações de pós venda. O email marketing, com um pequeno questionário no corpo da mensagem, é uma ferramenta bem comum e eficiente no pós-venda. Afinal, a empresa tem o contato do cliente e ele pode preenchê-lo em dia e horário de sua conveniência e enviá-lo ao remetente. O telemarketing pode ser invasivo, pois o cliente pode estar ocupado e ficar incomodado com as perguntas feitas ao telefone, pelo funcionário da empresa.

Uma alternativa para o email marketing é o uso das mídias sociais, principalmente Facebook e Twitter. No Facebook, a empresa pode enviar o pequeno questionário por meio mensagem fechada e aguardar o retorno do cliente. No Twitter, há muitas empresas que criam um segundo perfil para esclarecer dúvidas, ouvir sugestões e críticas. Este perfil pode ser chamado de @alo(nomedaempresa). Nesta rede também é recomendável tuitar diretamente para o cliente.

Em qualquer situação, é importante que o questionário tenha, no máximo, cinco perguntas. Se o consumidor achar que vai gastar muito tempo para responder as questões, ele simplesmente apagará sua mensagem.

Aproveite para questionar como são as ações de pós-venda na sua empresa e como utilizar as ferramentas de marketing digital para entender como seus clientes veem a sua empresa, seus produtos e o seu atendimento. Mãos a obra!