Recentemente foi divulgada pesquisa ”Mastercard Global Destination Index 2013”, cujo resultado foi surpreendente e causou certo ”alvoroço”. Bangkok é o destino turístico que mais recebe visitantes estrangeiros, com quase 16 milhões de turistas internacionais (o Brasil recebe cerca de 1/3 deste fluxo).  Esta é a primeira vez que uma cidade asiática ocupa o primeiro  lugar no ranking. Na segunda e terceira posições ficaram Londres e Paris, respectivamente.

Também é interessante analisar que Istambul  já ocupa o 6° lugar no ranking, seguida por  Dubai , Kuala Lumpur e Hong Kong. Barcelona só aparece na 10ª posição. Confira a lista na tabela abaixo:

 

 

Fonte: Mastercard Global Destination Index 2013

Esta nova configuração do turismo mundial é diretamente influenciada pelo atual contexto econômico mundial. O destaque dos diversos destinos turísticos asiáticos chama a atenção e comprova as tendências apontadas pela OMT já há algum tempo. Os expressivos fluxos turísticos provenientes principalmente da China, Japão, Rússia e Oriente Médio intensificam o turismo nos destinos asiáticos (mais próximos), enquanto que alguns destinos tradicionais tiveram leve declínio.

É de se estranhar que apenas New York e Los Angeles aparecem entre as top 20 e nenhuma cidade da América Latina, como Cidade do México ou Buenos Aires.

O estudo ainda mostra o crescimento das viagens internacionais bem acima do incremento do PIB mundial, evidenciando o aquecimento do setor apesar da lenta recuperação da economia mundial.

Há também, de acordo com a pesquisa, um dado interessante. As cidades emergentes que tiveram crescimento significativo no número de visitantes tiveram também maior conectividade aérea com outras cidades, ou seja, oferecem mais voos para os destinos que já tinham ligação, além dos voos para novos destinos.

Em termos de gastos dos turistas estrangeiros, New York ocupa o primeiro lugar da lista (e 5° lugar no número de turistas internacionais). Os visitantes deixaram na cidade cerca de US$ 18,6 bilhões.

Dentre os destinos mais visitados na América Latina, a Cidade do México, Buenos Aires e São Paulo ocupam respectivamente as primeiras posições no ranking. O Rio de Janeiro aparece em 6° lugar, depois de Lima e San José. A capital paulista recebe 2,4 milhões de estrangeiros, que deixam na cidade US$ 2,9 bilhões por ano.

A conclusão do estudo é que as cidades turísticas que dependem tradicionalmente dos países mais afetados pela crise econômica sentirão a redução de visitantes, enquanto que os destinos procurados pelos turistas provenientes das economias em expansão serão beneficiados, principalmente se forem “sonho de consumo” das novas classes emergentes. Você que  atua no receptivo, já desenhou estratégias para atrair chineses, russos, indianos e japoneses?

O relatório pode ser acessado na íntegra aqui.