A comemoração da Semana do Meio Ambiente nos remete à reflexão sobre os nossos hábitos e comportamentos em relação à conservação e preservação do meio ambiente. Este questionamento se estende, obviamente, às ações realizadas pelas empresas de todos os portes, independente do ramo de atuação.

Para ser sustentável, a empresa precisa exercer três funções básicas: ser ecologicamente correta, economicamente viável e socialmente justa. Investir em sustentabilidade não significa muito investimento, ao contrário pode representar redução de despesas, como por exemplo, com a economia água, energia ou insumos.

Ao adotar boas práticas do ponto de vista socioambiental, a empresa ou destino  tem como resultado maior lucratividade, redução de custos, ganhos de imagem e, consequentemente marca mais valorizada. Portanto, cria diferencial competitivo ao priorizar a sustentabilidade na sua relação com clientes, fornecedores e colaboradores. geral.

O consumidor responsável opta por produtos e serviços decorrentes de práticas mais sustentáveis. Boa parte dos turistas estrangeiros preferem destinos e empresas (hotéis, agências de turismo receptivo e restaurantes) que investem em produtos “verdes”.  Algumas práticas sustentáveis para implementar na empresa ou destino turístico são:

  • Redução de uso de água e energia
  • Ações de preservação ambiental no destino
  • Valorização e capacitação de profissionais locais
  • Incentivo à compra de produtos locais e contratação de fornecedores locais
  • Utilização de insumos recicláveis
  • Valorização do patrimônio natural e cultural
  • Reflorestamento de áreas verdes
  • Apoio aos grupos culturais do destino (dança, música, arte, artesanato, etc.)

Existem linhas de créditos especiais, com menores taxas de juros, para implantação de projetos de sustentabilidade. Assim, o grande desafio para as organizações reside em saber comunicar o mercado para que o viajante reconheça e valorize a sua marca.

A sustentabilidade é presente, não é só futuro. É uma tendência irreversível, imposta não apenas pelos governos e organizações ambientalistas, mas principalmente pelo mercado. Encare este assunto com seriedade, como uma grande oportunidade de negócios! Boa sorte!

Sobre este assunto leia também “6 Dicas Sustentáveis para Agências de Turismo“,  “Sustentabilidade para  destinos turísticos” e “Turismo Sustentável: o Case da Alltournative“.