As agências de turismo atuam no mercado cada vez mais competitivo. Além dos fornecedores que vendem diretamente ao turista, o crescimento das grandes agências online resulta em maior desafio para os gestores de agências de turismo.

A competitividade de uma empresa é determinada pela sua capacidade de construir e manter vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Portanto, para ser competitiva, a empresa depende da capacidade de seus gestores para inovar, buscar novos mercados e melhorar permanentemente a qualidade (Porter,1989).

É fundamental que o gestor da empresa defina estratégias competitivas, ou seja, ações para criar posição sustentável no seu mercado. São as estratégias que levam a empresa a adquirir vantagem competitiva, ou seja, posição de destaque e liderança em determinado segmento.

Vamos apontar 03 tipos de estratégias que podem ser adotadas pela agência de turismo para se tornar mais competitiva:

1)      Estratégia de diferenciação – baseada no desenvolvimento de produtos que os consumidores percebem como únicos, exclusivos. São exemplos: criação de portfólio inovador e diferenciado das demais agências de turismo; desenvolvimento de fornecedores que permitem a customização ou mesmo exclusividade dos produtos; investimento na comercialização (pontos de venda, plataformas online, etc.). A diferenciação pode significar fidelização dos clientes pela marca, reduzindo sua sensibilidade em relação ao preço.

2)      Estratégia de segmentação/especialização – gestor escolhe segmento e adapta a empresa para atendê-lo com qualidade. Pode ser um segmento da demanda turística (terceira idade, famílias, jovens, GLS, escolares, turistas emergentes e etc.) ou da oferta turística (turismo rural, cultural, de aventura, náutico, gastronômico, dentre outros). A agência ainda pode se especializar em um determinado mercado, como por exemplo, para atendimento de portadores de necessidades especiais ou de turistas estrangeiros, como os chineses, cujos gostos, interesses, cultura e hábitos de consumo são particulares.

3)      Estratégia de inovação – pode se manifestar através de umnovo processo de produção, novo formato do produto etc. Algumas inovações produzem vantagem competitiva, gerando novas oportunidades de mercado ou atendendo segmentos negligenciados por outras empresas. Nesse processo, a informação tem papel fundamental, seja através de pesquisa ou de levantamentos de mercado. A inovação não está necessariamente relacionada à tecnologia ou a grandes investimentos. São alguns exemplos: viagens temáticas, oferta de vivências e experiências turísticas, utilização de meio de transporte diferenciado, etc. A inovação também pode se dar busca de novos mercados, no turismo emissivo e também no receptivo. Para tanto, é fundamental acompanhar tendências globais e conhecer muito bem as necessidades, desejos e expectativas dos consumidores.

Empresas que inovam ficam em posição de vantagem em relação às demais. Já pensou na estratégia que sua agência vai adotar?