Recentemente foi divulgada pelo Ministério do Turismo pesquisa sobre o perfil do turista brasileiro, encomendada pelo à FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). O estudo avaliou as viagens feitas em 2011 por 39 mil famílias brasileiras, nas 27 capitais e em mais 110 cidades do país. Portanto, trata-se de uma “fotografia” bem fiel à realidade e merece a atenção de gestores e empresários do turismo!

O número de brasileiros que viajam dentro do país cresceu 18,5% em quatro anos. Em 2011, 58,9 milhões de pessoas fizeram ao menos uma viagem doméstica. Em 2007, eram 49,7 milhões. No mesmo período, o número de viagens domésticas pulou de 161 milhões para 191 milhões. Seria essa motivação dos empresários estrangeiros e das grandes empresas de varejo para investirem na comercialização de viagens?

Sabemos muito bem que classe que puxou o crescimento foi a de consumidores que ganham até quatro salários mínimos. Mas além do crescimento das classes emergentes, o aumento da renda do brasileiro e a facilidade de acesso ao crédito são as razões desse crescimento e também explicam o aumento de 20% nas viagens internacionais nos últimos quatro anos.

Mais do que a quantidade de viagens realizadas pelos brasileiros, chama a atenção as inúmeras oportunidades de negócios no mercado turístico, que ainda podem ser exploradas. Por exemplo, a grande maioria dos entrevistados (62%) ainda se hospeda em casas de amigos e parentes. E o carro continua sendo o meio de transporte mais utilizado, em 44,1% das viagens. Porém, o uso do avião cresceu e agora representa 17% das viagens domésticas. Ônibus de linha e fretados caíram bruscamente.

Os brasileiros viajaram dentro do país principalmente por lazer (81,4%) e, em segundo lugar, a negócios (9%). Quando considerado o motivo para a principal viagem realizada, 46,8% apontaram a visita a parentes e amigos, 20,8% buscavam sol e praia e 9,7%, diversão noturna. Tanto o turismo cultural quanto o ecológico perderam participação no total das motivações.

Apenas 4% deles compraram serviços por meio de uma agência de turismo, o que reflete grande oportunidade para as empresas focadas no atendimento das classes emergentes.  A utilização de agência de viagem aumenta conforme a renda do turista, os turistas que ganham acima de 15 salários mínimos são os que mais compraram nas agências de turismo. Será que neste cálculo estão incluídas agências online?

São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador são as cidades mais visitadas e os destinos que os brasileiros sonham em conhecer são Fortaleza e Fernando de Noronha.

Viajar pelo Brasil é caro, e trabalhar com preços mais razoáveis é fundamental para aumentar a competitividade do setor

Infelizmente a pesquisa não contempla a fonte de consulta utilizada para organização das viagens (guias, jornais, revistas, sites, blogs, etc). Seria um excelente indicador, porque perguntar para leitor de blog ou assinante de revista especializada a fonte utilizada é bem tendencioso …

Esse estudo subsidia gestores de turismo a traçarem planos estratégicos, pois os dados são apresentados por estado e por faixa de renda. Você já fez elaborou o planejamento para 2013?  Se pretende atrair turistas brasileiros, sugerimos ler a pesquisa na íntegra, que pode ser acessada aqui.

Leia também a síntese da pesquisa sobre o perfil do turista estrangeiro, no post “Os estrangeiros querem mais” e “Perfil do Turista do Mundial de 2014”.