O Estadão publicou notícia sobre crescimento da internet no Brasil. Segundo pesquisa realizada pelo Ibope, em parceria com a Nielsen Online, o número de pessoas com acesso à internet em 2012, no Brasil, ultrapassa 82 milhões, representando aumento de 5% em relação ao ano anterior. É uma ótima notícia, principalmente se pensarmos na tão desejada inclusão digital.

O país, que mantinha uma média de 6% de usuários de celular conectados à internet desde 2008, saltou para 17% entre 2010 e 2011. No mesmo período, o número de domicílios com computador passou de 35% para 45%.

Por outro lado, o desktop está perdendo espaço, pois em 2008 estava presente em 95% das casas e hoje caiu para 79%. Ao mesmo tempo, a venda dos laptops atingiram 39% dos consumidores.

Esses dados mostram que os brasileiros estão mais conectados à internet, preferindo os dispositivos móveis e seguindo as tendências mundiais. Certamente, o número de usuários de smartphones e tablets vai continuar aumentando.

 

 

 

 

 

 

E como as empresas e destinos turísticos se adéquam à essa realidade? Como definem suas estratégias de presença na web? Como utilizam a internet para incrementar vendas, promover seus negócios e se comunicar com esse universo de consumidores?

Fazer um site estático, que é atualizado uma vez a cada 6 meses ou criar perfil nas redes sociais, sem definição de estratégias, não são suficientes para atrair a atenção do consumidor. É necessário mais profissionalismo!

São muitas as possibilidades de uso do marketing digital a favor do turismo: a construção de um site eficiente, que permita a interação com os clientes; a elaboração de plano de ação para utilizar as mídias sociais; a criação de um blog para compartilhar conteúdo útil para o seu público-alvo; a possibilidade de disponibilizar vídeos, para promover determinado destino ou produto; dentre muitas outras.

Mas, na prática ainda observamos muitas empresas utilizando perfil pessoal no Facebook, quando deveriam criar uma Fan Page. Também encontramos sites desatualizados, com promoções para o feriado que já ficou para trás. Textos mal escritos e, às vezes, até com baixo calão. Perfil do Twitter inativo, mistura de posts pessoais e empresarias, e  outras práticas incorretas.

Publicamos uma série de posts sobre as mídias sociais, que podem auxiliar o gestor nesta tarefa (Como Criar Blog Corporativo?, Facebook para empresas e destinos turísticos, Plano de Ação para Mídias Sociais, Youtube e Turismo: combinação perfeita!). Mas, se você não tiver tempo ou familiaridade com as novas plataformas online, contrate um profissional para cuidar das estratégias digitais de sua empresa.

Não basta reclamar do cenário atual, das dificuldades impostas pelo mercado. É necessário acompanhar as mudanças do mercado e ganhar competitividade!