Tulum, na Riviera Maia (México) é conhecida por seu maravilhoso patrimônio cultural, as famosas ruínas maias, que ficam bem ao lado do mar do Caribe. No entanto, a cidade conta uma joia pouco conhecida, que é a Reserva da Biosfera de Sian Ka’an, Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.A Community Tours Sian Ka’an é uma cooperativa formada por 25 profissionais, incluindo guias, barqueiros, vendedores, coordenadores de venda e operações, que opera e comercializa passeios ecológicos na Reserva da Biosfera de Sian Ka’ an. Surpreendentemente, os passeios operados pela cooperativa são bastante diferenciados, com alto valor agregado, e agradam, principalmente, os turistas hospedados nos mais luxuosos hotéis da região.

A cooperativa trabalha em parceria com a ONG Amigos de Sian Ka´an, que capta recursos para preservação e conservação da reserva. Além do meio ambiente, a Community Tours atenta também para a capacitação dos profissionais, que já receberam treinamentos específicos como: história, geografia, arqueologia, primeiros socorros, interpretação da paisagem e idioma (alguns maias não falavam espanhol, outros foram capacitados em inglês). Os treinamentos são financiados por organizações não-governamentais internacionais e permitem que jovens maias tenham emprego, além de poder compartilhar sua cultura com turistas do mundo todo. Parte dos recursos para a capacitação vieram da ONG RARE, que trabalha em parceria com a Fundação das Nações Unidas.

Além da vontade e do comprometimento dos líderes dessa comunidade maia, que vivia praticamente excluída da sociedade, alguns esforços foram fundamentais para o seu sucesso, como a aplicação do cooperativismo para gerar benefícios econômicos e sociais. As ações em cooperação extrapolam a organização, operação e venda dos tours na reserva. Um dos princípios básicos da Community Tours é o incremento na qualidade de vida das comunidades que vivem na Reserva, por meio da geração de emprego e renda.

Outra ação fundamental para o bom desempenho da cooperativa foi a elaboração do Planejamento Estratégico, que propiciou ótimos resultados para a Community Tours, a partir da operação do turismo sustentável.

A formatação de passeios com alto valor agregado, que proporcionam experiências únicas na reserva também foi decisiva para o sucesso da Community Tours. A cooperativa desenvolveu produtos que unem cultura, natureza, atividade esportiva, envolvimento com a comunidade, náutico e pesca. Os tours incluem passeios de barco pela lagoa, descida de bóia no rio, caiaque, passeio de barco no pôr do sol, com queijo e vinho, trilha na reserva para observar fauna, flora e ruínas maias. Detalhe: esse último passeio termina com uma surpresa: uma mesa de frutas, muito bem cortadas, servida em plena floresta. A diversidade de atividades e atrações gera diferenciabilidade aos produtos e atrai principalmente europeus e americanos.

Conscientes da importância da preservação ambiental, a cooperativa decidiu destinar 10% do total do faturamento obtido com a venda de passeios para a conservação de Sian Ka´an.

Por essas e outras, em 2005 a Community Tours recebeu o prêmio da Condé Nast Traveller (uma das mais respeitadas revistas de turismo do mundo) pela promoção do turismo sustentável, por meio da redução da pobreza nas comunidades, sendo incluída na Green List. Por que não reproduzir por aqui algumas dessas excelentes experiências?

Para quem quiser saber mais sobre o trabalho maravilho é só acessar: http://vimeo.com/29992277