Vivemos na era da experiência! Os turistas decidem suas viagens em função do tipo de experiência que desejam desfrutar durante suas férias: aventura, contato com a natureza, relaxamento, gastronômica, rural, cultural, romântica, mergulho, dentre muitas outras.
Eles buscam situações únicas, novos sabores e emoções. Vivências diferentes do seu dia a dia. Esse movimento acontece no mundo todo e não é apenas um modismo, mas uma tendência que se consolida fortemente, à medida que o turismo fica mais acessível e os destinos globalizados.

Mas, como se vende experiência no destino turístico? Como se embala um pacote turístico de forma a proporcionar emoções?

As agências de viagens se veem como pouco competitivas frente às operadoras de turismo. Mas esquecem de que contam a seu favor o fato de serem pequenas empresas e mais flexíveis. Podem se adaptar às necessidades de cada cliente e devem oferecer a eles novas situações, criando produtos personalizados, experiências autênticas. Vejam alguns exemplos:

– Toscana de Vespa – há empresas que oferecem diversas opções de passeios (de 1 dia a 1 semana) para que os turistas se sintam envolvidos pela atmosfera toscana. Mais do que um meio de transporte, a vespa funciona como uma forma de vivenciar a famosa região italiana.

 

 

 

 

 

 

-Protagonista de seriado de TV em Nova York – há uma agência especializada em oferecer tours temáticos na “big Apple”, como por exemplo, o tour Sex in the City. Um grupo de 4 amigas pode conhecer as lojas, os restaurantes e as baladas das personagens do seriado.

– Cozinha “mão na massa” – há agências e operadoras que exploram a gastronomia há muito tempo. Mas poucas pensaram em incluir oficinas, aulas de gastronomia, workshops, visitas às propriedades rurais que produzem ingredientes, palestras com produtores de alimentos e bebidas, etc. Comer (e cozinhar) bem está se tornando cada vez mais importante!

 

Poderíamos citar inúmeros exemplos, como fazer pic-nic numa vinícola, explorar uma região bonita de bicicleta, incluir dramatizações para ajudar no entendimento da história e cultura de uma determinada cidade e muitos outros. O que vale é a criatividade, a percepção de oferecer mais valor para o seu cliente. Defina a experiência que deseja oferecer e depois determine onde ele pode vivenciá-la. Inclua destinos nacionais, internacionais e aqueles que são próximos também! O importante é que a experiência tenha relação com a singularidade do destino.  A partir daí, é estabelecer parceria com os principais fornecedores desses produtos e organizar o pacote.

É fundamental que a comunicação seja adequada ao público alvo que se espera atingir. Busque os canais certos para divulgar seu produto ao potencial turista, tendo como base suas preferências, seus hábitos de compra, etc.

Aproveite a grande vantagem da pequena empresa e surpreenda seu cliente!